Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos ensinos infantil e fundamental é aprovada



nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os ensinos infantil e fundamental foi aprovada nesta sexta-feira (15) em votação no Conselho Nacional de Educação (CNE). Foram 20 votos a favor e três votos contrários, de acordo com Eduardo Deschamps, presidente do CNE.

A BNCC dá diretrizes para orientar a elaboração dos currículos das redes municipais, estaduais e federal de ensino, tanto nas escolas públicas quanto particulares. O novo documento não trata do ensino médio. A base curricular para o ensino médio ainda será avaliada posteriormente pelo CNE.

Destaques e próximos passos


  • Ensino religioso ganha diretrizes sobre o que deve ser ensinado do 1º ao 9º ano

  • Alfabetização deve ser concluída até o segundo ano

  • Orientações sobre identidade de gênero devem ser discutidas por comissão do CNE

  • Redes municipais, estaduais e federal precisam reelaborar seus currículos segundo a BNCC

  • Material didático terá que ser produzido segundo as novas diretrizes

  • Implementação deve estar completa até início do ano letivo de 2020


Redes devem preparar currículos

Durante a reunião, o conselheiro Cesar Callegari, presidente da comissão da BNCC, lembrou que a base "é um conjunto de referenciais inédito na história do país" e que agora redes e escolas precisam preparar os detalhes de como serão seus currículos.

"Base não é currículo, é um conjunto de referenciais sobre as quais o processo crítico e criativo das escolas vai elaborar seu processo curricular", afirmou ele. 

"A Base não é um currículo mínimo. (...) A função da escola e da rede não é copiar e colar a Base", complementou o conselheiro Chico Soares, lembrando que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) continua em vigor e determina que é responsabilidade das escolas elaborarem seus currículos.




Postar um comentário

0 Comentários