Encceja 2018: Inscrições Abertas para quem deseja obter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio.


O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) já tem data marcada para acontecer. As inscrições começam hoje e vão até as 23h59 de 27 de abril – clique aqui. A avaliação será no dia 5 de agosto, em todo o país. 
Já o Encceja Exterior será em 16 de setembro. Atenção! Entre 30 de abril e 4 de maio, serão recebidas as solicitações para atendimento por nome social. A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2018.
As edições direcionadas a candidatos enquadrados na categoria PPL – adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade – serão em setembro. O Encceja Exterior PPL terá as provas aplicadas entre 17 e 21, sendo o período compreendido entre 18 e 19 daquele mês destinado ao Encceja Nacional PPL.
Nova regra: taxa de ausência

A novidade do Encceja Nacional 2018 está relacionada à necessidade de justificar ausência. Gratuito, o exame teve uma taxa de ausência de 60% em 2017. Para evitar mais prejuízos aos cofres públicos, a partir de agora, o participante que não comparecer à aplicação das provas das áreas de conhecimento para as quais se inscreveu e não justificar sua ausência deverá ressarcir ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o custo despendido, acrescido da correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), se tiver interesse em fazer o exame novamente.
Quem faltar ao Encceja 2018 e quiser fazer o Encceja 2019, por exemplo, terá de justificar a ausência no sistema de inscrição do próximo ano para manutenção da gratuidade. Se a justificativa não for aprovada, o participante deverá ressarcir os cofres públicos para realizar o exame.
O Encceja é destinado àqueles que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação.
Fonte: educacao.sp.gov.br



Postar um comentário

0 Comentários