#Matemática: fique atento aos temas mais citados no Enem e prepare-se!

Os alunos do Ensino Médio que estão se preparando para o Enem 2017 (Exame Nacional do Ensino Médio) devem estar atentos aos temas mais cobrados na avaliação. No caso da prova de matemática, é normal sentir um certo “frio na barriga” e, para ajudar os estudantes a não ter surpresas na hora da prova, a equipe curricular de Matemática da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), elencou alguns exemplos de conteúdo mais citados nas últimas avaliações.
“É importante lembrar que todos os temas e conteúdos citados estão presentes no Currículo de Matemática do Estado de São Paulo para o Ensino Médio, e é abordada de maneira contextualizada e significativa pelos materiais de apoio ao Currículo, como o Caderno do Professor, Caderno do Aluno e Currículo+”, explicou o professor integrante da equipe curricular de Matemática da CGEB, Vanderley Aparecido Cornatione:
Confira o que são os temas mais citados no Enem:
Funções: a função determina uma relação entre os elementos de dois conjuntos. Podemos defini-la utilizando uma lei de formação, em que, para cada valor de x, temos um valor de f(x). Chamamos x de domínio e f(x) ou y de imagem da função.
Cálculo de Área: área é um conceito matemático que pode ser definido como quantidade de espaço bidimensional, ou seja, de superfície. Existem várias unidades de medida de área, sendo a mais utilizada o metro quadrado (m²) e os seus múltiplos e submúltiplos.
Volume e perímetros: o perímetro é a soma das medidas dos lados; a área pode ser definida como a medida de superfície e o volume corresponde ao espaço que a forma ocupa.
Análise combinatória: é um conjunto de procedimentos que possibilita a construção de grupos diferentes formados por um número finito de elementos de um conjunto sob certas circunstâncias. Nesses grupos é possível realizar a análise das possibilidades e combinações.
Progressão aritmética e geométrica: progressão aritmética é um tipo de sequência numérica que a partir do segundo elemento cada termo (elemento) é a soma do seu antecessor por uma constante. Por exemplo, (5,7,9,11,13,15,17) essa sequência é uma Progressão aritmética, pois os seus elementos são formados pela soma do seu antecessor com a constante 2.
Progressão geométrica é uma sequência numérica que cresce ou decresce pelo produto por uma taxa constante. Nessa progressão, os seus termos a partir do segundo é igual ao produto do termo anterior por uma constante denominada razão q. Por exemplo: (1,2,4,8,16,32,64, ... ) essa sequência é uma PG de razão igual a q = 2.
Seno, Cosseno e Tangente: no triângulo retângulo, o seno de α é denotado por sen α e indica a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa. O cosseno de α é denotado por cos α e indica a razão entre o cateto adjacente e a hipotenusa. A tangente de α é denotada por tg α indica a razão entre o cateto oposto e o cateto adjacente.
Probabilidade: as probabilidades têm a função mostrar a chance de ocorrência de um evento. A probabilidade de ocorrer um determinado evento A, que é simbolizada por P(A), de um espaço amostral S, é dada pelo quociente entre o número de elementos A e o número de elemento S.
  • Foto: A2img / Daniel Guimarães
  • Foto: A2img / Daniel Guimarães

Postar um comentário

0 Comentários