Pular para o conteúdo principal

Universidade de São Paulo – USP oferece cursos online GRATUITOS! Saiba mais




A Universidade de São Paulo – USP, oferece 17 cursos gratuitos por meio da plataforma de ensino online Coursera. Os professores que comandam as aulas virtuais são da própria USP, incluindo diversas instituições da universidade.




Os interessados em participar receberão certificado de conclusão ao fim do curso.

Confira cada um dos cursos e faça sua inscrição:

1. Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 1: Neste curso você irá aprender os principais conceitos introdutórios de Ciência da Computação e também aprenderá a desenvolver pequenos programas na linguagem Python.

Este curso não possui pré-requisitos. Não é esperado que você tenha qualquer experiência prévia em programação. O objetivo principal é desenvolver o raciocínio aplicado à formulação e resolução de problemas computacionais. O ato de programar é uma ferramenta útil para trabalhar esse raciocínio, bem como tornar mais concretos outros conceitos comuns em Ciência da Computação.

2. Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 2:

Esta é a segunda parte do Curso de Python da USP, onde você vai continuar a aprender os principais conceitos introdutórios de Ciência da Computação e também aprenderá a desenvolver pequenos programas na linguagem Python.

Esta disciplina não possui pré-requisitos; não é esperado que você tenha qualquer experiência prévia em programação; ela exige apenas o conhecimento dos conceitos básicos de matemática do ensino fundamental. No entanto, você deve fazer a primeira parte do Curso, que está no item acima.

O objetivo principal é desenvolver o raciocínio aplicado na formulação e resolução de problemas computacionais, ensinar como abordar e resolver problemas computacionais.

3. Marketing Digital: Aprenda a desenvolver a estratégia de marketing digital para a sua empresa ou startup, nesse curso você irá aprender sobre os principais pontos do Marketing como ROI, SEO, SEM, Testes AB e como gerenciar o funil de conversão e também como usar plataformas como Google adwords e Analytics, Facebook Ads e Email Marketing.

4. Criação de Startups: Como desenvolver negócios inovadores: Esse é um curso introdutório da USP sobre criação de startups, ele é composto por aulas teóricas que abordam métodos como Customer Development e Lean Startup, e aulas práticas com empreendedores das maiores startups brasileiras compartilhando suas experiências sobre o assunto.

5. Marketing e vendas B2B: Fechando novos negócios: Aprenda a aumentar as vendas em negócios B2B com técnicas e estratégias de Marketing. Este curso introdutório oferece conteúdos teóricos e práticos dados pelos profissionais das maiores startups brasileiras, como Lean Survey, looqbox, Colaboradores, entre outras.

6. Inove na gestão de equipes e negócios: O crescimento da empresa: Aprenda a gerir equipes na sua empresa, e também estratégias de como crescer o seu negócio com profissionais das maiores startups brasileiras, como upLexis, Revelo, Playax e Beleza na Web. Neste curso você irá entender mais sobre como escalar, como criar e manter a cultura, como ser um líder, como gerir e contratar equipes, como desenvolver produtos e como cuidar da operação da sua empresa.

7. UX / UI: Fundamentos para o design de interface: Aprenda com uma das maiores startups do Brasil, a Taqtile sobre com criar a melhor experiência para o seu usuário, formas de gerar ideias, princípios básicos de design e como desenvolver interfaces de aplicativos e sites, esse curso introdutório é composto de aulas teóricas com exemplos práticos de aplicação de cada assunto abordado.

8. Consolidando empresas: Estrutura jurídica e financeira: Neste curso da USP, com a presença de profissionais nas áreas de direito, contabilidade e investimento, aprenda como oficializar a sua empresa. Entenda mais sobre como conseguir um CNPJ, como oficializar uma sociedade e as minúcias de capital SA, LTDA e EIRELI. Aprenda os diferentes tipos de contratação, regulamentação, como funcionam investimentos e valuation para startups, básicos em planejamento fiscal e gestão financeira, como funciona a proteção intelectual, entre outros temas importantes para dar o próximo passo no seu negócio.

9. Econometria Básica Aplicada: Neste curso, será introduzido aos alunos métodos de estimação de modelos lineares que relacionam variáveis econômicas. Espera-se que o aluno seja capaz de entender modelos simples e testar hipóteses sobre os modelos de interesse.

10.  Introdução à Análise Macroeconômica: Neste curso de introdução à análise macroeconômica, objetivamos apresentar a estrutura lógica (modelos) da macroeconomia moderna, de maneira simples e com auxílio de gráficos básicos e intuitivos. Partiremos de uma estrutura lógica simplificada e agregada, que possibilita a compreensão intuitiva dos principais resultados encontrados pelas pesquisas científicas sobre macroeconomia de curto e de médio prazos, nos últimos 30 anos, consolidada em modelos da corrente principal.

11.  Introdução ao Teste de Software: A necessidade das empresas em produzir software com qualidade tem aumentado a demanda por profissionais com conhecimentos e habilidades em Teste de Software. Entretanto, existe uma escassez de mão-de-obra especializada nesta área. Considerando essa lacuna, o curso de Introdução ao Teste de Software foi planejado para servir como um guia para pessoas que necessitam de uma fonte de consulta e/ou aprendizado na área.

12.  Programa de cursos integrados Introdução aos Princípios e Práticas da Gestão De Projetos: A gestão de Projetos já se mostrou a forma mais efetiva de entregar resultados cumprindo orçamento, prazos e recursos disponíveis. Esta série de cursos e atividades práticas proporciona as habilidades para que seus projetos sejam executados e os resultados esperados entregues conforme o cronograma e o orçamento. Você vai adquirir sólidos fundamentos da gestão de projetos que poderão ser aplicados em seu trabalho. No final do programa de cursos integrados você será capaz de identificar e gerenciar o escopo do produto, definir o plano de estrutura do projeto, criar o plano e o orçamento do projeto, definir a alocação de recursos, gerenciar o desenvolvimento do projeto, identificar e administrar riscos e mudanças.

13.  Estatística não-paramétrica para a tomada de decisão: Os testes estatísticos não paramétricos são métodos que têm maior relevância nas ciências sociais aplicadas, pois permitem trabalhar com pequenas amostras ou amostras das quais não se tenha certeza de que sejam provenientes de população com distribuição normal, assumindo poucas hipóteses sobre a distribuição de probabilidade da população.

14.  Programe-se: Você já pensou em saber programar, mas não soube por onde começar? Este curso ensina como programar no Scratch, uma linguagem de programação visual que é muito fácil de usar e aprender. Mais importante ainda, o curso vai mostrar princípios importantes da computação e irá ajudar você a pensar como um engenheiro de software.

15.  Mapas conceituais para aprender e colaborar: Você aprenderá a fazer bons mapas conceituais, ou seja, mapas que representam com fidelidade o seu entendimento sobre o tema mapeado – revelando o que você sabe e o que você não sabe! Além disso, você vai aprender a: avaliar um mapa conceitual, considerando a forma da sua rede e o conteúdo que ele apresenta, e usar mapas conceituais para facilitar a comunicação durante processos colaborativos. Ao final do curso você será capaz de usar o mapeamento conceitual para representar, compartilhar e modelar conhecimento. Você se tornará um mapeador proficiente, apto para aprender e colaborar com a ajuda dos mapas conceituais. E o melhor: com certificação USP.

16.  Compreendendo o Zika e doenças emergentes: Através deste curso você vai saber porque tantas doenças que surgiram atualmente (doenças emergentes) são causadas por vírus, como elas surgem e se espalham. Veremos como vírus causadores de doenças entram em contato com o ser humano e como se espalham, principalmente aqueles transmitidos por mosquitos, como os vírus da Dengue e Zika. Você será capaz de identificar como e onde o Zika vírus começou a causar a atual pandemia, entenderá como ele circula e quais os sintomas que causa nas pessoas em geral e em gestantes e particular, com ênfase na microcefalia.

17.  Origens da vida no contexto cósmico: Origens da vida no contexto cósmico é um curso desenvolvido no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, com o objetivo de apresentar os mais recentes avanços científicos na compreensão deste intrigante assunto. É um curso com formato multidisciplinar que o levará a compreender melhor os aspectos envolvidos no surgimento de vida na Terra e no possível surgimento de vida em outros planetas.

Comentários

  1. Acho que a USP deveria oferecer cursos com programa e carga horária mais voltados às necessidades do atual mercado. O Brasil vive a pior crise de desemprego de sua história.
    Parem de dar munição pra esse atual governo acabar de desmantelar o que vocês começaram e deem o devido retorno à sociedade brasileira.
    Esta paga seus salários e permitiu chegarem onde chegaram.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios de alunos

      Escrever não depende de dom, mas de empenho, dedicação, compromisso, seriedade, desejo e crença na possibilidade de ter algo a dizer que vale a pena sobre seu aluno. É importante criticar e sugerir possíveis soluções. Escrever é um procedimento e, como tal, depende de exercitação. E encontrar a melhor maneira de expressar o comportamento de alguém não é fácil, exige muita cautela e perspicácia. Por isso segue sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios de alunos. Coloque sempre as intervenções feitas para ações apresentadas, isso ressalta trabalho. SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS Você pensa Você escreve O aluno não sabe O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado. Não tem limites Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois… É nervoso Ainda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente escolar, pois

Aberto Concurso Público com 350 vagas para TODOS OS NÍVEIS salários de R$ 5.472,14

O Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), publicou a realização de um novo Concurso Público que tem como  propósito  a admissão de 350 profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior. A seleção é destinada a Prefeitura de Nova Serrana MG. Aos profissionais admitidos irão desempenhar funções em carga horária de 20 a 40 horas semanais ou escalas de 12x36 e contarão com salários de R$ 1.100,00 a R$ 5.472,14 ao mês. Oportunidades Ao todo serão preenchidas 350 vagas, distribuídas entre os cargos de:  Nível Fundamental Agente de Apoio da Assistência Social I - Faxineiro (4); Artífice de Obras e Serviços Públicos - Eletricista (3); Artífice de Obras e Serviços Públicos - Sepultador (2); Operador de Máquinas Pesadas e Equipamentos (1); Agente de Apoio da Assistência Social II - Cozinheira de Apoio da Assistência Social (1); Motorista de Apoio Administrativo - Motorista N1 (1); Motorista de Apoio Administrativo - Motorista N2 (2); Motorista de Apoio Assistência Socia

Entenda a diferença entre CEIs, EMEIs, CEMEI, CEIIs e EMEBS na Educação básica de SP

N a Educação Infantil, as crianças convivem e aprendem em ambientes adequados às suas necessidades e interesses, de acordo com sua faixa etária. Os educadores promovem a convivência e o relacionamento com outras crianças e adultos, desde o primeiro ano de vida, como forma de garantir o direito das crianças a uma educação integral e de boa qualidade social, que respeite as necessidades da pequena infância.  Na cidade de São Paulo, há cinco tipos de unidades públicas destinadas à educação infantil:  – CEIs -  Centros de Educação Infantil e Creches Conveniadas, para crianças de zero a 3 anos e 11 meses;  – EMEIs -  Escolas Municipais de Educação Infantil, que atendem crianças de 4 a 5 anos e 11 meses;  – CEMEI -  Centro Municipal de Educação Infantil, que recebe crianças de zero a 5 anos e 11 meses;  – CEIIs -  Centros de Educação Infantil Indígena, que integram os CECIs - Centros de Educação e Cultura Indígena, e trabalham com crianças de zero a 5 anos e 11 meses; e  – EME

10 Dicas para melhorar a fluência de leitura de seus alunos.

E studos comprovam que a ler ajuda a desenvolver o cérebro, ter melhor desempenho acadêmico e até mesmo a criar uma sociedade mais igualitária. Estimular crianças a tomar gosto pelos livros é uma missão importante de pais e educadores. Crie um ambiente confortável que estimule a leitura, no qual a criança tenha acesso aos livros sempre que quiser, com iluminação adequada. Organize as obras em locais agradáveis e de fácil acesso para que tenham facilidade em visualizar os livros e pegá-los sempre que quiserem. DICAS 1- A fluência crescente em seu aluno começa com a modelagem apropriada. Uma dica prática para usar no início é ler um livro juntos pelo menos uma vez ao dia. Sente-se com seus alunos e leia o texto com expressão e usando um ritmo natural. Ao ler as palavras em voz alta seu aluno adotará sua cadência e estilo. 2- A prática guiada é uma ferramenta extremamente eficaz para melhorar a fluidez da leitura e pode ser usada em conjunto com a dica de leitura mencionada anter

BNCC: Entenda como deve ser a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é considerada fundamental para reduzir desigualdades na educação no Brasil e países desenvolvidos já organizam o ensino por meio de bases nacionais. E ela também estabelece como deve ser a transição entre essas duas etapas da Educação Básica. De acordo com a BNCC essa transição requer muita atenção, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas, garantindo integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças, respeitando suas singularidades e as diferentes relações que elas estabelecem com os conhecimentos, assim como a natureza das mediações de cada etapa. Torna-se necessário estabelecer estratégias de acolhimento e adaptação tanto para as crianças quanto para os docentes, de modo que a nova etapa se construa com base no que a criança sabe e é capaz de fazer, em uma perspectiva de continuidade de seu percurso educativo. Para isso, as informações contidas em relatórios, portfólios ou outros registros que e