Direitos do trabalhador: o que fazer quando o chefe lhe prejudicar

Por essa razão, é essencial que o trabalhador encontre meios para lidar com um chefe que não o apoia. É preciso se posicionar e lutar por seus direitos. Ademais, ele deve superar os problemas, lidando com a situação de uma maneira efetiva. É o que veremos a seguir. Confira!


Um bom chefe deve orientar e dar um apoio aos seus colaboradores no dia a dia da empresa, em busca de uma maior eficiência e produtividade nos trabalhos. Ele precisa motivar a todos para que consigam ter um melhor desempenho. No entanto, muitas vezes isso não acontece, pois a sua relação com os empregados é abusiva.

Existem casos de gestores que, através de sua posição hierárquica, procuram prejudicar a carreira profissional de membros de sua equipe de trabalho. Todavia é uma situação bastante complexa, que envolve direitos e deveres tanto dos empregados, quanto dos responsáveis pela organização.

O fato é que a relação com o chefe tem impacto na rotina de trabalho, e também no crescimento e desenvolvimento profissional de todos os envolvidos. Aliás, o trabalhador que tem problemas com seus gestores, além de se sentir acuado no ambiente corporativo, se vê com baixa auto estima e com complicações relacionadas à sua saúde mental.

Por essa razão, é essencial que o trabalhador encontre meios para lidar com um chefe que não o apoia. É preciso se posicionar e lutar por seus direitos. Ademais, ele deve superar os problemas, lidando com a situação de uma maneira efetiva. É o que veremos a seguir. Confira!

1 – Não o confronte diretamente

Ao perceber que seu chefe quer lhe prejudicar, é normal se sentir nervoso e acuado. A princípio, ele deveria lhe dar apoio e ajudar na construção de sua carreira. No entanto, evite um confronto direto, ele não irá admitir que deseja lhe prejudicar, principalmente se estiver perto de outras pessoas. Seja inteligente, mantenha sua postura profissional.

2 – Demonstre ser um profissional qualificado

É importante conter os danos causados por seu chefe ao tentar manchar a sua reputação. Procure mostrar aos outros empregados, gestores e equipe, as suas qualificações e seu potencial como profissional. Seja ativo em reuniões, busque aumentar sua produtividade e demonstrar as suas habilidades.

3 – Entenda as razões de seu chefe 

O chefe pode tentar prejudicar um membro da equipe por diversas razões. Em síntese, ele pode estar buscando se destacar frente aos líderes da empresa. Pode ser também que esteja sabotando um funcionário para beneficiar um outro. Fique atento, se a causa for discriminatória, é possível entrar na justiça.

4 – Registre as ações que lhe prejudicaram

É importante manter um registro de situações onde você acha que foi prejudicado. Desse modo, coloque em um arquivo e-mails, conversas, relatórios, qualquer tipo de documento que comprove o comportamento de seu chefe. Conversar sobre o ocorrido com outros colaboradores também pode lhe ajudar no futuro.

5 – Entre em contato com o setor de recursos humanos

O chefe que utiliza da hierarquia para prejudicar seus funcionários acaba por atrapalhar a empresa como um todo. Portanto, é necessário entrar em contato com o RH da empresa e contar o que está acontecendo. O setor irá tomar as devidas providências para resolver a questão da melhor forma possível.

6 – Faça uma auto avaliação

Procure observar como anda a sua motivação, busque saber se o problema é com você, com sua posição na organização, ou com seu chefe. Analogamente, observe se a empresa lhe dá as oportunidades para desenvolver sua carreira profissional. Caso negativo, é hora de pensar em sair, procurar uma outra colocação.

7 – Procure meios de lidar com o chefe

É preciso se acalmar, ordenar seus pensamentos. Caso haja uma frustração na convivência com seu chefe, pode ser que você possua qualidades que ele não tem. Acima de tudo, tente ser humilde no seu trato com ele, compartilhe seus conhecimentos e habilidades, não tenha orgulho, pode ser uma saída para melhorar a convivência.

8 – Chame o chefe para uma reunião

Uma boa ideia é chamar seu chefe para uma conversa particular, longe dos outros colaboradores da empresa. em suma, não fale que está sendo perseguido, questione como melhorar seu desempenho na organização. Pergunte a ele sobre seu trabalho e como pode melhorar sua eficiência no dia a dia da empresa.

9 – Desenvolva sua inteligência emocional

O contato diário com uma pessoa de difícil acesso requer um grau de inteligência emocional. Ela irá lhe ajudar a melhorar seu relacionamento com seu chefe. Dessa forma você poderá controlar suas emoções quando algo sair errado. Em conclusão, os benefícios são vários, como o desenvolvimento do autocontrole, da calma e da paciência. 

Postar um comentário

0 Comentários