Pular para o conteúdo principal

Justiça determina anulação das inscrições para atribuição de aulas e reabertura do prazo




JUSTIÇA DETERMINA ANULAÇÃO DAS INSCRIÇÕES PARA ATRIBUIÇÃO DE AULAS E REABERTURA DO PRAZO

Na Decisão, juiz conclui que portarias CGRH 4 e 6/2019 contrariam Estatuto do Magistério e outras legislações.

O Juiz Josué Vilela Pimentel, da 8ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo expediu Decisão concedendo liminar em Ação Civil Pública impetrada pela APEOESP contra os efeitos da Portaria CGRH 6/2019, que disciplinou as inscrições para o processo de atribuição de classes e aulas criando regras inaceitáveis que prejudicam os professores e contrariam a Lei Complementar 444/85, a carreira do magistério e outras legislações pertinentes.

O Juiz considerou que, de fato, a criação de regras como uma faixa de classificação específica para professores em acumulação de cargos e a ponderação vinculada à jornada de trabalho configuram ilegalidades e, desta forma, decidiu pela concessão da liminar.
Como se lê no documento anexo, o Juiz assim escreveu decisão:
“Assim, atento ao poder geral de cautela e visando à economia dos recursos públicos, a fim de evitar os custos da repetição de todo o processo de atribuição de aulas, ANULO todas as inscrições para o processo de atribuição de classes e aulas para o ano letivo de 2020 já realizadas nos termos das Portarias CGRH-4 e CGRH-6 de 2019, determinando que seja aberto novo prazo para as inscrições. No novo processo de inscrição os professores filiados ao sindicato autor não serão submetidos aos critérios inovados pelos arts. 4º, 7º e 9º, § único, da Portaria CGRH-6/2019, nem por eles afetados quando da efetiva atribuição de aulas, devendo constar da nova comunicação de abertura a existência da presente liminar (para ciência de todos os postulantes à inscrição).“

A APEOESP está acompanhando atentamente os desdobramentos da decisão para cobrar da SEDUC o cumprimento da decisão judicial, bem como vem reiterando solicitação de reunião com o Secretário da Educação, para tratar desse e de outros assuntos pendentes.

Mais que nunca, é fundamental a presença de todas as professoras e todos os professores na assembleia estadual que se realizará na sexta-feira, 18/10, às 14 horas, no Vão Livre do MASP, na Avenida Paulista.

Fonte: APEOESP

Comentários

MAIS VISTAS

Aberto Concurso Público no RJ com mais de 600 vagas para Professores

A Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, lançou o novo edital para as carreiras de professor do município (concurso SME Volta Redonda). São 606 vagas imediatas para docentes. A prova é de responsabilidade da Fundação Educacional de Volta Redonda (FEVRE). 


As vagas são para Docente II nas áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano e anos iniciais da EJA (369) e Professor Intérprete de Libras - ouvinte (15) e para Docente I nas áreas de Artes (6), Ciências (13), Educação Física (63), Geografia (16), História (10), Língua Inglesa (59), Língua Portuguesa (26) e Matemática (29).
Os interessados em participar do concurso poderão se inscrever pela internet, no endereço eletrônico www.voltaredonda.rj.gov.br/concursopublico, a partir das 12h do dia 11 de novembro até as 12h do dia 25 de novembro de 2019. 

As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 22 de dezembro de 2019, em local e horário a ser informado no comprovante da inscrição.…

Aberto Processo Seletivo de Fiscais para atuarem nas escolas de São Paulo.

A Fundação VUNESP  anunciou o edital de abertura de inscrições para Fiscal do SARESP 2019. As vagas serão distribuídas por todo o Estado de São Paulo.

O trabalho do fiscal é basicamente acompanhar a distribuição das provas e conduzir a realização dos procedimentos básicos do exame para atuarem nas escolas estaduais, municipais, técnicas e particulares do Estado.

O valor oferecido é de R$ 50,00 por período trabalhado. O limite de serviço é de seis períodos durante os dois dias, ou seja, o valor poderá chegar a R$ 300,00. O pagamento da ajuda de custo/transporte será creditado em conta corrente no 5º dia útil de dezembro de 2019.

Requisitos
 Escolaridade em nível de graduação, em qualquer área de formação, ou estar
cursando o último ano da faculdade.
 Não possuir vínculo de trabalho, de qualquer natureza, com as redes de ensino
do Estado de São Paulo.
 Dispor de endereço eletrônico para fins de comunicação com as equipes de
coordenação e acesso a computador com conexão à Internet.
 Possuir co…

Estado de SP abre inscrições para 87 mil vagas em cursos gratuitos

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). A inscrição pode ser feita apenas pela internet e o prazo final de inscrição é no dia 12 de novembro.

Chamado de Vestibulinho, o vestibular da Etec oferece 86.939 vagas, distribuídas entre os Ensinos Médio, Técnico, Integrado e Especialização Técnica. 

Além das 48.883 vagas para os cursos técnicos modulares, oferecidos das modalidades presencial, semipresencial e online, o candidato poderá escolher entre diversas opções do Ensino Integrado, que totalizam a oferta de 34.141 vagas. Veja a Lista Completa de Cursos AQUI

O Vestibulinho desse ano traz como novidade o curso inédito de Gestão de Projeto a distância, na modalidade online, com 300 vagas. “É fundamental ampliarmos a oportunidade do jovem no mundo do trabalho. Esse projeto também representa o protagonismo de São Paulo na implementação do novo modelo do Ensino Médio no país”, explica Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souz…

SEED - PR abre novo Processo Seletivo com mais de 3 mil vagas

A Secretaria da Educação e do Esporte do Estado do Paraná (SEED - PR) torna pública a realização de três novos Processos Seletivos que, juntos, buscam preencher no mínimo 3.030 vagas, entre os profissionais de ensino fundamental, médio e superior.

No edital nº 70/2019, serão preenchidas vagas destinadas aos cargos de:
Professor; 
Professor Pedagogo; 
Professor de Apoio à Comunicação Alternativa - PAC, 
Professor de Apoio Educacional Especializado - PAEE, 
Professor Guia-Intérprete e Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais - TILS.

Já no edital nº 71/2019, há oportunidades de preenchimento de no mínimo 1.000 vagas, distribuídas entre os cargos de Assistente Administrativo; Assistente Administrativo - Educação do Campo; Assistente Administrativo - Educação Escolar Indígena; Assistente Administrativo - Educação Escolar Quilombola; Assistente Administrativo - Ilhas; Assistente Administrativo - Colégios Agrícolas/ Técnico; Agropecuário/ Técnico Florestal; Inspetora de Internato; Inspe…