A proposta da carga horária de 2.100 horas para o ensino médio vai impactar na diminuição de dois meses de aulas tradicionais, como matemática e português, segundo a avaliação de professores e pesquisadores.
O cálculo feito pelos educadores aponta que os alunos de escolas públicas teriam uma redução de cerca de 30 minutos por dia nas disciplinas tradicionais. Em documento assinado por mais de 30 pesquisadores, eles afirmam que o impacto será duplicado se a decisão final for por 1.800 horas para formação geral — proposta implantada durante a época de Michel Temer e que foi suspensa neste ano.
A manifestação acontece em meio à discussão para mudar novamente a carga horária dos alunos do ensino médio. O MEC enviou um projeto de lei com 2.400 horas, mas o relator da proposta, Mendonça Filho (União-PE), vai sugerir 2.100 horas.
O grupo de professores defende que alunos do ensino médio regular e do técnico tenham garantidas as 2.400 horas para aulas básicas. "Isso implica um esforço maior dos governos estaduais para garantir a existência de uma escola com infraestrutura e profissionais da educação valorizados", diz o documento.
Além da carga horária, o grupo critica a desobrigação para o ensino de língua espanhola. "O projeto do governo Temer rompia e esfriava a relação com os países vizinhos [ao incluir a obrigação apenas para o inglês].
É um retrocesso", afirma o professor da Faculdade de Educação da USP, Fernando Cássio. O Consed, conselho que reúne os secretários estaduais de Educação, defende as alterações previstas por Mendonça.
Os representantes se reuniram com o relator na semana passada. A reportagem procurou o grupo, mas o conselho diz manter as sugestões feitas ao relator e não quis comentar as críticas dos pesquisadores.
Fonte: https://educacao.uol.com.br/noticias/2023/12/08/novo-ensino-medio-reducao-carga-horaria-professores.htm
Mais Notícias
- Concursos abertos com 1000 vagas para Auxiliares e Professores.
- Concurso do INSS com mais 9000 vagas para Médio e Superior.
- Concurso PRF administrativo (Nível Médio) salário de R$ 5.173,31
0 Comentários