Encceja: entenda todas as mudanças no exame, confira cidades, datas e horários.




Encceja é o exame voltado para jovens e adultos que querem obter certificação do ensino fundamental ou do ensino médio. As inscrições começarão a partir das 10h do dia 7 de agosto e irão até as 23h59 do dia 18 de agosto. O exame será aplicado em 8 de outubro. Até o ano passado, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) era usado como forma de conseguir o diploma da educação básica – o candidato com pelo menos 18 anos que tirasse no mínimo 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação conseguia obter o certificado. Desde a mudança no exame, anunciada no início desse ano, ele perdeu essa função. Abaixo, veja as informações relativas à aplicação do Encceja 2017:

Quando ocorrerão as inscrições? 
De acordo com o  edital divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as inscrições para os residentes no Brasil começarão no dia 7 de agosto, a partir das 10h, e irão até as 23h59 do dia 18 de agosto. Elas poderão ser feitas no endereço: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso. 

Qual é a taxa de inscrição? 
A inscrição é gratuita. 

Qual a idade mínima para poder prestar o exame? 
Para os interessados no diploma de ensino fundamental, é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. Para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos. 

Pessoas com deficiência podem solicitar atendimento especializado? 
Sim. A solicitação deve ser feita no ato da inscrição. Entram nesse grupo: pessoas com autismo; baixa visão; cegueira; déficit de atenção; deficiências auditiva, física ou intelectual; discalculia; dislexia; surdocegueira; surdez e visão monocular. Há também atendimento para gestantes, idosos, lactantes e sabatistas. Os recursos de acessibilidade disponibilizados serão: prova em braille, prova com letra ampliada, prova com letra super-ampliada, tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), guia-intérprete para pessoa com surdocegueira, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial, sala de fácil acesso, mobiliário acessível e tempo adicional. 

Os travestis e transexuais podem solicitar o uso do nome social? 
Sim. A solicitação deve ser feita após a inscrição, no portal do participante, entre 21 e 25 de agosto. 

Quais são os horários das provas? 
As provas serão aplicadas no dia 8 de outubro, em dois turnos: Manhã Ensino Fundamental – provas de Ciências Naturais e História e Geografia Ensino Médio – provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias Abertura dos portões - 7h Fechamento dos portões - 7h45 Início das provas - 8h Término das provas - 12h Tarde Ensino Fundamental – provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e Matemática. Ensino Médio – provas de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias. Abertura dos portões - 13h30 Fechamento dos portões - 14h15 Início das provas - 14h30 Término das provas - 19h30 

Como as provas se estruturam? 
São quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. Ensino fundamental: Prova I: Ciências naturais Prova II: História e geografia Prova III: Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação Prova IV: Matemática Ensino médio: Prova I: Ciências da natureza e suas tecnologias Prova II: Ciências humanas e suas tecnologias Prova III: Linguagens e códigos e suas tecnologias e redação Prova IV: Matemática e suas tecnologias 

Onde as provas serão aplicadas? 
Em todos os Estados, haverá aplicação do exame. A lista completa de municípios pode ser consultada no edital, nas páginas 4, 5 e 6. 

Qual a pontuação mínima para o candidato ser aprovado? 
O participante deve atingir, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. Na redação, a nota é de 0 a 10 – e a média necessária para aprovação é 5. Quando saem os resultados? Os gabaritos vão ser divulgados no portal do Inep até o dia 20 de outubro. Já a data em que sairão os resultados ainda não foi comunicada pelo Inep. Quando forem publicados, serão consultados na página do participante, mediante senha e CPF do candidato. 

Os certificados serão emitidos pelas Secretarias Estaduais de Educação ou pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Quando ocorrerá a prova para as pessoas privadas de liberdade? 
O Inep publicará outro edital para adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade (Encceja PPL). A data ainda não foi informada.


Postar um comentário

0 Comentários