Como posso saber quais os salários entrarão no cálculo da minha aposentadoria?




Você sabe como as aposentadorias são calculadas? Todos os benefícios pagos pelo INSS, exceto o salário-família e o salário-maternidade, são calculados com base no salário-de-benefício, que é a média dos salários de contribuição.

O que é salário de contribuição?
Salário de contribuição é o valor da remuneração sobre o qual o trabalhador paga sua contribuição para o INSS, ou seja, o salário do empregado, os honorários do profissional liberal, o pró-labore dos sócios, etc.

Como posso saber quais os salários entrarão no cálculo da minha aposentadoria?
Existem três fórmulas para calcular o valor da aposentadoria.
Para quem poderia se aposentar até 28/11/1999, o cálculo do valor dos benefícios será feito com base nas últimas 36 contribuições que antecede a data do requerimento.
Para quem começou a contribuir após 28/11/1999, o cálculo será feito com base em todas as contribuições efetuadas pelo segurado. Desde o mês da primeira contribuição até o mês anterior à data em que o benefício for requerido.
Para quem já contribuía antes 28/11/1999, mas não possuía os requisitos para aposentadoria, o cálculo será feito com base nas contribuições pagas desde julho de 1994 até o mês anterior à data em que o benefício for requerido.

Quando o fator previdenciário é aplicável?
Fator previdenciário, basicamente, é o índice fixado a partir da idade, do tempo de contribuição e da expectativa de vida do segurado, e sempre é aplicado no cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição e, só se for para beneficiar, na aposentadoria por idade.

Como o fator previdenciário repercute no valor da aposentadoria?
Quanto maior a idade do segurado, menor será sua expectativa de vida; e, quanto menor sua expectativa de vida, maior será o valor do benefício.

Quais os cuidados que devem ser tomados na hora de definir quando o trabalhador deve se aposentar?
O segurado que quiser aumentar o valor das contribuições para ter um benefício maior deverá ter, na ponta da língua, resposta certa para as seguintes perguntas:
  • Todas suas contribuições estão contabilizadas no INSS?
  • Qual espécie de aposentadoria será mais vantajosa, levando-se em consideração seu tempo de serviço, o valor das suas contribuições, sua idade e a expectativa de vida?
  • Preciso aumentar ou diminuir o valor das contribuições?
  • Em qual dia, mês e ano deve-se aposentar?
Caso não saiba responder pelo menos uma dessas perguntas, é por que o segurado não está pronto para decidir o que é melhor para ele em termos de planejamento previdenciário.

Quais são as regras para aposentadoria do servidor público?
As regras de aposentadoria do servidor público são diferentes.
Dependendo da época em que foi admitido no serviço público, terá direito adquirido à aposentadoria integral com paridade ou da mesma forma aplicável ao trabalhador vinculado ao INSS.


Postar um comentário

0 Comentários