Pular para o conteúdo principal

Departamento de Saúde nos EUA recomenda manter celular longe da cama à noite



Embora estudos sejam inconclusivos quanto aos efeitos das ondas de radiação emitidas pelo celular, o Departamento de Saúde da Califórnia decidiu lançar um guia para que as pessoas minimizem o uso do aparelho. A preocupação das autoridades reside no uso crescente e na exposição prolongada, principalmente entre crianças.

Nos Estados Unidos, 95% da população têm um telefone celular. A preocupação é maior entre jovens em desenvolvimento: em média, crianças de 10 anos já começam a usar o aparelho.

"O cérebro de ciranças continua a se desenvolver durante a adolescência e pode ser afetado pelo uso do celular", disse Karen Smith, diretora do Departamento de Saúde da Califónia, em nota. 

"Pais devem considerar reduzir o tempo que crianças e adolescentes ficam expostas ao aparelho. Também é recomendável que eles desliguem o celular durante à noite."

O Departamento de Saúde da Califórnia também citou riscos que foram mapeados em estudos, embora eles não representem uma causalidade direta (outros fatores podem influenciar no resultado). 

Para que o risco se apresente, também o uso precisa ser excessivo e prolongado. São eles:
  • Tumores cerebrais e câncer de nervos relacionados à audição;
  • Tumores nas glândulas salivares;
  • Baixa contagem de esperma ou menor mobilidade;
  • Dores de cabeça e efeitos na aprendizagem e memória;
  • Interferência no sono.
Confira como evitar a exposição
  • Deixe o celular distante do corpo: ao falar, prefira a opção de 'autofalante' ou use um fone. Também é recomendado carregar o aparelho na bolsa e não junto ao corpo, já que o celular continua a emitir ondas quando está ligado.
  • Prefira o envio de mensagens: isso diminui a exposição às ondas emitidas pelo aparelho.
  • Evite usar o celular quando o sinal está fraco: o aparelho emite mais ondas de radiação nessas circunstâncias porque tenta, mesmo assim, se conectar com a torre.
  • Evite o streamming de audio ou de vídeo: prefira fazer o download do arquivo e, ao ouvir ou assistir, coloque o celular em modo avião para diminuir a emissão de ondas de radiação.
  • Não durma com o celular perto da cama: se preferir ter o aparelho perto de você, desligue-o ou ligue o modo avião.






Comentários

MAIS VISTAS

Aberto Concurso Público no RJ com mais de 600 vagas para Professores

A Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, lançou o novo edital para as carreiras de professor do município (concurso SME Volta Redonda). São 606 vagas imediatas para docentes. A prova é de responsabilidade da Fundação Educacional de Volta Redonda (FEVRE). 


As vagas são para Docente II nas áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano e anos iniciais da EJA (369) e Professor Intérprete de Libras - ouvinte (15) e para Docente I nas áreas de Artes (6), Ciências (13), Educação Física (63), Geografia (16), História (10), Língua Inglesa (59), Língua Portuguesa (26) e Matemática (29).
Os interessados em participar do concurso poderão se inscrever pela internet, no endereço eletrônico www.voltaredonda.rj.gov.br/concursopublico, a partir das 12h do dia 11 de novembro até as 12h do dia 25 de novembro de 2019. 

As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 22 de dezembro de 2019, em local e horário a ser informado no comprovante da inscrição.…

Aberto Processo Seletivo de Fiscais para atuarem nas escolas de São Paulo.

A Fundação VUNESP  anunciou o edital de abertura de inscrições para Fiscal do SARESP 2019. As vagas serão distribuídas por todo o Estado de São Paulo.

O trabalho do fiscal é basicamente acompanhar a distribuição das provas e conduzir a realização dos procedimentos básicos do exame para atuarem nas escolas estaduais, municipais, técnicas e particulares do Estado.

O valor oferecido é de R$ 50,00 por período trabalhado. O limite de serviço é de seis períodos durante os dois dias, ou seja, o valor poderá chegar a R$ 300,00. O pagamento da ajuda de custo/transporte será creditado em conta corrente no 5º dia útil de dezembro de 2019.

Requisitos
 Escolaridade em nível de graduação, em qualquer área de formação, ou estar
cursando o último ano da faculdade.
 Não possuir vínculo de trabalho, de qualquer natureza, com as redes de ensino
do Estado de São Paulo.
 Dispor de endereço eletrônico para fins de comunicação com as equipes de
coordenação e acesso a computador com conexão à Internet.
 Possuir co…

Estado de SP abre inscrições para 87 mil vagas em cursos gratuitos

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). A inscrição pode ser feita apenas pela internet e o prazo final de inscrição é no dia 12 de novembro.

Chamado de Vestibulinho, o vestibular da Etec oferece 86.939 vagas, distribuídas entre os Ensinos Médio, Técnico, Integrado e Especialização Técnica. 

Além das 48.883 vagas para os cursos técnicos modulares, oferecidos das modalidades presencial, semipresencial e online, o candidato poderá escolher entre diversas opções do Ensino Integrado, que totalizam a oferta de 34.141 vagas. Veja a Lista Completa de Cursos AQUI

O Vestibulinho desse ano traz como novidade o curso inédito de Gestão de Projeto a distância, na modalidade online, com 300 vagas. “É fundamental ampliarmos a oportunidade do jovem no mundo do trabalho. Esse projeto também representa o protagonismo de São Paulo na implementação do novo modelo do Ensino Médio no país”, explica Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souz…

SEED - PR abre novo Processo Seletivo com mais de 3 mil vagas

A Secretaria da Educação e do Esporte do Estado do Paraná (SEED - PR) torna pública a realização de três novos Processos Seletivos que, juntos, buscam preencher no mínimo 3.030 vagas, entre os profissionais de ensino fundamental, médio e superior.

No edital nº 70/2019, serão preenchidas vagas destinadas aos cargos de:
Professor; 
Professor Pedagogo; 
Professor de Apoio à Comunicação Alternativa - PAC, 
Professor de Apoio Educacional Especializado - PAEE, 
Professor Guia-Intérprete e Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais - TILS.

Já no edital nº 71/2019, há oportunidades de preenchimento de no mínimo 1.000 vagas, distribuídas entre os cargos de Assistente Administrativo; Assistente Administrativo - Educação do Campo; Assistente Administrativo - Educação Escolar Indígena; Assistente Administrativo - Educação Escolar Quilombola; Assistente Administrativo - Ilhas; Assistente Administrativo - Colégios Agrícolas/ Técnico; Agropecuário/ Técnico Florestal; Inspetora de Internato; Inspe…