Entenda por que ser professor é muito estressante e prejudicial à saúde




Todo mundo sabe que o ensino é um dos trabalhos mais estressantes que existe.  É a natureza emocionalmente intensiva da atividade. O ensino não é apenas um trabalho, mas um estilo de vida, você não pode simplesmente deixar a sua vida no trabalho e ir para casa como se nada tivesse acontecido, não há uma separação entre trabalho e vida privada. Por isso é uma das profissões que mais causam depressão e colapsos nervosos.

Mas o que faz essa profissão ser tão estressante? Existem algumas causas óbvias para o estresse do professor. Talvez a mais gritante seja o monte de alunos se comportando mal. Nestes dias, é muito comum que um único professor esteja no comando de uma classe com 35 a 50 alunos, muitos dos quais sem a menor noção de respeito ou limites comportamentais.

O estresse do professor também é causado, em parte, pelo estresse social, que surge em profissionais que são obrigados a lidar com muitas pessoas ao mesmo tempo. "Quando estamos lidando com um público grande é difícil relaxar e ser você mesmo, porque o profissional está sob observação e todos vão querer um trabalho sem erros", comentou um professor do ensino médio.

É uma profissão que sofre com a violência física e verbal.  A pesquisadora Rosemeyre de Oliveira, da PUC-SP, atribui a violência nas escolas à impunidade dos estudantes. “O aluno que agride o professor sabe que vai ser aprovado. Pode ser transferido de colégio - às vezes é apenas suspenso por oito dias”, diz. “Os regimentos escolares não costumam sequer prever esse tipo de crime. Aí, quando ele ocorre, nada acontece.”


Além disso, são sempre responsabilizados por coisas sobre as quais não têm controle. Por exemplo, nós não culpamos a polícia pelo aumento dos crimes em um determinado local. Já em uma escola, se uma turma vai bem o credito é todo da instituição, mas se vai mau, todo o problema recaí sobre o professor, que não ensina direito ou não tem um bom controle de turma. Um outro agravante é o fato dos professores não se sentirem respeitados e valorizados na sociedade. Precisam trabalhar duas ou três vezes mais que as outras profissões com ensino superior para ganhar o mesmo nível de remuneração.

E qual é o risco para saúde? O estado estressante pode facilitar, agravar ou desencadear diversas doenças: hipertensão arterial , obesidade, dores musculares, dificuldade de concentração, depressão, ansiedade, diminuição da libido, entre outras. Além de doenças autoimunes e até câncer.

No caso do professor essas situações se agravam devido ao fato de terem de lidar com esses problemas diariamente. Sir Cary Cooper, professor de psicologia organizacional e saúde da Universidade da escola de negócios de Manchester, disse que a profissão está sempre classificada regularmente entre os trabalhos mais estressantes. "De todas as ocupações que eu estudei, e isso é cerca de 80, os professores estão sempre entre as três primeiras com os  profissionais mais estressados", disse ele. "As horas são longas e são desvalorizados socialmente, a carga de trabalho é pesada e costumam ser sempre prejudicados por causa de mudanças de governos locais e federais."


Postar um comentário

6 Comentários

  1. "Se uma turma vai bom ou se vai mau" ou "se vai bem ou se vai mal"? O mal deveria ser com L.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você entendeu e o que basta diante de um texto rico e significativo. O importante e o estudo aplicado nas intenções do que passamos numa escola. Pronto falei!

      Excluir
  2. Recaí - eu recaí (pretérito perfeito); recai - ele/ela/isso recai (presente).

    ResponderExcluir
  3. Aí pessoal, vejam a essência da matéria. Parem de corrigir o tempo todo .

    ResponderExcluir
  4. O pior é que os alunos são sempre os donos da razão. Independente do que você faça ou diga, o que vale é a interpretação dos alunos e não o que você diga ou pense. Isso seja no âmbito pessoal ou até mesmo da disciplina em si.

    ResponderExcluir
  5. Se o menino chinga a mãe do colega, se a aluna não traz o trabalho, se o garoto odeia matemática, se a menina se maquia na hora da aula, se o IDEB cai abaixo da meta; o grito é um só.

    Crucifiquem os professores!!!

    ResponderExcluir