Pular para o conteúdo principal

Entenda por que ser professor é muito estressante e prejudicial à saúde




Todo mundo sabe que o ensino é um dos trabalhos mais estressantes que existe.  É a natureza emocionalmente intensiva da atividade. O ensino não é apenas um trabalho, mas um estilo de vida, você não pode simplesmente deixar a sua vida no trabalho e ir para casa como se nada tivesse acontecido, não há uma separação entre trabalho e vida privada. Por isso é uma das profissões que mais causam depressão e colapsos nervosos.

Mas o que faz essa profissão ser tão estressante? Existem algumas causas óbvias para o estresse do professor. Talvez a mais gritante seja o monte de alunos se comportando mal. Nestes dias, é muito comum que um único professor esteja no comando de uma classe com 35 a 50 alunos, muitos dos quais sem a menor noção de respeito ou limites comportamentais.

O estresse do professor também é causado, em parte, pelo estresse social, que surge em profissionais que são obrigados a lidar com muitas pessoas ao mesmo tempo. "Quando estamos lidando com um público grande é difícil relaxar e ser você mesmo, porque o profissional está sob observação e todos vão querer um trabalho sem erros", comentou um professor do ensino médio.

É uma profissão que sofre com a violência física e verbal.  A pesquisadora Rosemeyre de Oliveira, da PUC-SP, atribui a violência nas escolas à impunidade dos estudantes. “O aluno que agride o professor sabe que vai ser aprovado. Pode ser transferido de colégio - às vezes é apenas suspenso por oito dias”, diz. “Os regimentos escolares não costumam sequer prever esse tipo de crime. Aí, quando ele ocorre, nada acontece.”


Além disso, são sempre responsabilizados por coisas sobre as quais não têm controle. Por exemplo, nós não culpamos a polícia pelo aumento dos crimes em um determinado local. Já em uma escola, se uma turma vai bem o credito é todo da instituição, mas se vai mau, todo o problema recaí sobre o professor, que não ensina direito ou não tem um bom controle de turma. Um outro agravante é o fato dos professores não se sentirem respeitados e valorizados na sociedade. Precisam trabalhar duas ou três vezes mais que as outras profissões com ensino superior para ganhar o mesmo nível de remuneração.

E qual é o risco para saúde? O estado estressante pode facilitar, agravar ou desencadear diversas doenças: hipertensão arterial , obesidade, dores musculares, dificuldade de concentração, depressão, ansiedade, diminuição da libido, entre outras. Além de doenças autoimunes e até câncer.

No caso do professor essas situações se agravam devido ao fato de terem de lidar com esses problemas diariamente. Sir Cary Cooper, professor de psicologia organizacional e saúde da Universidade da escola de negócios de Manchester, disse que a profissão está sempre classificada regularmente entre os trabalhos mais estressantes. "De todas as ocupações que eu estudei, e isso é cerca de 80, os professores estão sempre entre as três primeiras com os  profissionais mais estressados", disse ele. "As horas são longas e são desvalorizados socialmente, a carga de trabalho é pesada e costumam ser sempre prejudicados por causa de mudanças de governos locais e federais."


Comentários

  1. "Se uma turma vai bom ou se vai mau" ou "se vai bem ou se vai mal"? O mal deveria ser com L.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você entendeu e o que basta diante de um texto rico e significativo. O importante e o estudo aplicado nas intenções do que passamos numa escola. Pronto falei!

      Excluir
  2. Recaí - eu recaí (pretérito perfeito); recai - ele/ela/isso recai (presente).

    ResponderExcluir
  3. Aí pessoal, vejam a essência da matéria. Parem de corrigir o tempo todo .

    ResponderExcluir
  4. O pior é que os alunos são sempre os donos da razão. Independente do que você faça ou diga, o que vale é a interpretação dos alunos e não o que você diga ou pense. Isso seja no âmbito pessoal ou até mesmo da disciplina em si.

    ResponderExcluir
  5. Se o menino chinga a mãe do colega, se a aluna não traz o trabalho, se o garoto odeia matemática, se a menina se maquia na hora da aula, se o IDEB cai abaixo da meta; o grito é um só.

    Crucifiquem os professores!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios de alunos

      Escrever não depende de dom, mas de empenho, dedicação, compromisso, seriedade, desejo e crença na possibilidade de ter algo a dizer que vale a pena sobre seu aluno. É importante criticar e sugerir possíveis soluções. Escrever é um procedimento e, como tal, depende de exercitação. E encontrar a melhor maneira de expressar o comportamento de alguém não é fácil, exige muita cautela e perspicácia. Por isso segue sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios de alunos. Coloque sempre as intervenções feitas para ações apresentadas, isso ressalta trabalho. SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS Você pensa Você escreve O aluno não sabe O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado. Não tem limites Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois… É nervoso Ainda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente...

Professora dá aula durante seis meses e alunos não percebem que ela era um robô

A lunos de um curso online do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, passaram os últimos seis meses aprendendo com um robô – sem desconfiar. Os alunos se comunicavam bastante com Jil Watson, professora do curso online de Inteligência Artificial da Universidade Tecnológica da Geórgia. Por seis meses ela deu um curso de como programar robôs e sistemas inteligentes, e nenhum dos alunos percebeu que ela própria era um programa de inteligência artificial. Jill era assistente do curso e ajudava os alunos a elaborar trabalhos, segundo o Wall Street Journal. Só foi descoberta por um aluno muito esperto chamado Eric Wilson, que estranhou uma resposta quando pediu para corrigir um trabalho enviado. Cena do filme Ex Machina, de 2015, em que um programa de inteligência artificial adquire características humanas. Professor assistente – A tecnologia é um programa de computador especialista em compreender questões complexas, analisar dados e apresentar respostas e soluções. Esse ...

Posto de Gasolina que fraudar gasolina vai fechar

P ara proteger o cidadão e inibir cada vez mais as fraudes nos postos de combustíveis, o governo paulista possui uma lei específica para essa finalidade, sancionada no último mês de maio pelo governador Geraldo Alckmin. Estabelecimentos podem ter inscrição cassada e donos impedidos de operar no ramo; Saiba como agir em caso de suspeita de irregularidade. Graças a ela, os estabelecimentos flagrados cobrando um valor maior do que o referente à quantidade de combustível efetivamente injetada no tanque do veículo do consumidor têm a inscrição no cadastro de contribuinte ICMS cassada. Além disso, quem for pego nesta modalidade de fraude fica proibido de entrar com pedido de inscrição de nova empresa, neste mesmo ramo de atividade, pelo prazo de cinco anos. Como funciona? O marcador da bomba medidora adulterada exibe uma quantidade de combustível maior do que a efetivamente injetada no tanque do veículo, causando prejuízo ao consumidor. Em muitos casos, o equipamento é operad...