As 10 maiores descobertas científicas e tecnológicas de 2017



1. Os cientistas cresceram com sucesso um cordeiro em um útero artificial.

Emily A. Partridge, et al

Pode soar (e olhar!) Como a ficção científica, mas os cientistas cultivaram fetos de cordeiro em " ventres artificiais " por até quatro semanas até seu momento de nascimento. Ainda não era sobre cordeiros: esta tecnologia poderia ter grandes benefícios para bebês humanos nascidos prematuramente.


2. A NASA descobriu um número recorde de planetas do tamanho da Terra ao redor de uma estrela anã chamada TRAPPIST-1.


NASA / JPL-Caltech

Em fevereiro de 2017, o telescópio espacial Spitzer da NASA revelou o primeiro sistema conhecido de sete planetas do tamanho da Terra em torno de uma única estrela , que está localizada a 39,6 anos-luz do sol. Denominado TRAPPIST-1 , este sistema estrela contém três planetas que estão firmemente na zona habitável, mas todos os planetas podem potencialmente ter água líquida. Este tesouro de planetas potencialmente habitáveis ​​nos fez um passo mais perto da busca estrangeira em andamento.


3. Nós mantivemos um visitante interestelar em nosso sistema solar pela primeira vez.


ESO / M. Kornmesser / Wikimedia Commons

Em 18 de outubro de 2017, os astrônomos descobriram o primeiro objeto interestelar a passar por nosso sistema solar: um asteróide chamado A / 2017 U1 . Em 14 de novembro de 2017, ganhou novo nome, Oumuamua , que significa "um mensageiro de longe chegando primeiro" no havaiano. Não o chame de estrangeiros (ou faça).

4. Cassini teve um mergulho final em Saturno.


NASA / JPL-Caltech / Space Science Institute

Cassini, um dos esforços mais ambiciosos na exploração espacial planetária, ofereceu sua última despedida em setembro de 2017. A nave espacial de 20 anos capturou imagens deslumbrantes de Saturno e suas luas antes de mergulhar em seu desaparecimento, ajudando a transformar o que sabíamos sobre a Sistema Saturno.

5. O CRISPR foi utilizado em embriões humanos pela primeira vez.


CRISPR , uma técnica que permite que os cientistas façam edições de precisão para qualquer DNA, está realmente tendo seu momento. Este ano, cientistas relataram a alteração seletiva de genes em embriões humanos viáveis pela primeira vez. Um dia, o CRISPR poderia ser nosso ingresso para curar todos os distúrbios genéticos.

6. Os cientistas viram a colisão frontal das estrelas de nêutrons.


NSF / LIGO / Sonoma State University / A. Simonnet

Fale sobre um show de luz. Cerca de 130 milhões de anos-luz de distância, duas estrelas de nêutrons colidiram em uma fantástica exibição de ciência. Em 2017, cientistas pegaram as ondas gravitacionais e o show de luz resultantes na primeira detecção desse tipo.

7. Os tratamentos de terapia com células CAR-T de combate ao câncer tornaram-se as primeiras terapias genéticas já aprovadas pela FDA.



A terapia de genes tornou-se uma realidade em 2017, dando a alguns pacientes com câncer mais esperança do que nunca. A FDA aprovou dois tratamentos que re-engenharia de células saudáveis ​​de um paciente para caçar e lutar contra células cancerosas. Estes tratamentos de terapia com células CAR-T funcionam em pessoas com certos tipos de câncer de sangue, cujos cânceres não responderam a outros tratamentos.

8. Descobrimos que os seres humanos são mais antigos do que pensávamos.


Philipp Gunz, MPI EVA Leipzig

Em junho de 2017 , o antropólogo Jean-Jacques Hublin e sua equipe do Instituto Max Planck encontraram ossos antigos provenientes de pessoas que viveram cerca de 300.000-350.000 anos atrás. Este achado sugeriu que o primeiro Homo sapiens apareceu mais de 100 mil anos antes do que pensávamos, e em um lugar que ninguém realmente esperava: Marrocos.


9. Os cientistas descobriram alguns dinossauros incrivelmente bem preservados.


Governo de Alberta / Flickr

Quem pensaria que 2017 seria tão grande para os dinossauros? Uma equipe no Royal Tyrrell Museum of Palaeontology em Alberta, Canadá, nos aproximou mais do que nunca da compreensão de nossos ancestrais planetários maciços, apresentando-nos a Zuul crurivastator . Eles descobriram uma "múmia de dinossauro" que tinha coragem, armadura e até mesmo uma pele intacta.

Então, em dezembro, os cientistas descobriram um pedaço de âmbar de 100 milhões de anos envolvendo vários carrapatos preservados, incluindo um preso em uma pena de dinossauro e outro engrossado com sangue de dinossauro. Este é o espécime preservado mais antigo do parasita, e mostrou que mesmo os carrapatos odiados por dinos. (Antes de perguntar, não - quase não há chance de entrar no Jurassic Park com o sangue de Dino na barriga).

10. SpaceX voou com sucesso o primeiro foguete reutilizado.


(De um lançamento SpaceX anterior)

É tentador ter um item nesta lista que simplesmente lê "Elon Musk existe", mas vamos lutar contra esse impulso. Em 2017, o SpaceX da Musk reciclou com sucesso um foguete pela primeira vez na história do vôo espacial. Para não ser superado, bem, ele mesmo, Musk levou sua empresa a lançar a primeira nave do Dragão reutilizada no topo de um foguete de Falcon 9 reutilizado no mesmo ano.


Postar um comentário

2 Comentários