Pular para o conteúdo principal

Escola sem Partido anuncia suspensão de atividades e critica Bolsonaro


Criado em 2004, o movimento Escola Sem Partido decidiu, a partir de 1º de agosto, suspender suas atividades. Dedicado ao combate à “instrumentalização do ensino para fins políticos, ideológicos e partidários”, a instituição alega não ter apoio do governo Jair Bolsonaro em defesa da causa."

A lua de mel com o presidente Jair Bolsonaro, uma das principais figuras a favor do movimento, parece ter acabado. Segundo o criador do ESP, Miguel Nagib, a falta de apoio, principalmente do presidente, leva ao encerramento das ações.

Em entrevista ao GLOBO, Nagib afirmou que "banca tudo" relacionado ao movimento e que esperava receber ainda apoio de empresários para manter o funcionamento da iniciativa, que virou projeto de lei e tramita na Câmara.

—  Sentimos falta de apoio. Não temos recursos. Não esperávamos um suporte do governo, mas um apoio político do presidente Bolsonaro — disse Nagib.

— Quem banca tudo sou eu. Gostaríamos de colaborar com a sociedade, achamos que o projeto é importante... Há várias iniciativas que têm apoio de empresários e achamos que a nossa é uma causa de interesse público. É importante para a luta pela democracia, o desaparalhamento do sistema educacional. Achamos que isso merece apoio da classe empresarial — afirmou.

Ele reclama que precisa de ajuda para tocar o projeto, incluindo recursos e mão de obra, e condicionou a retomada do movimento à "obtenção desses recursos".

Segundo ele, vários políticos se elegeram no ano passado com o discurso do “Escola sem Partido”, mas depois que conseguiram seus cargos deixaram a pauta de lado. “Desde a transição, não me lembro de ter ouvido falar mais em ‘Escola sem Partido’. 


Em um longo depoimento publicado no Facebook, Nagib relata como se sentiu escanteado pelo Ministério da Educação (MEC), em desacordo com o discurso adotado por Bolsonaro durante a campanha.

OPOSIÇÃO AO PROJETO

Os principais atores da oposição são universidades e entidades de professores e de alunos, que argumentam que o Escola Sem Partido configura censura contra os docentes e prejudica o acesso de estudantes à informação e à pluralidade de ideias. 

Entidades internacionais também se posicionaram de forma contrária ao ESP. A Organização das Nações Unidas (ONU) entende que o projeto viola compromissos do Brasil com a educação e a liberdade.

A falta de definição do que é "doutrinação ideológica" também é criticada, porque "virtualmente qualquer prática educacional de um professor pode ser condenada". Isso acaba prejudicando "o desenvolvimento de um pensamento crítico entre estudantes e a habilidade de refletir, concordar ou discordar com o que é exposto em aulas".




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios de alunos

      Escrever não depende de dom, mas de empenho, dedicação, compromisso, seriedade, desejo e crença na possibilidade de ter algo a dizer que vale a pena sobre seu aluno. É importante criticar e sugerir possíveis soluções. Escrever é um procedimento e, como tal, depende de exercitação. E encontrar a melhor maneira de expressar o comportamento de alguém não é fácil, exige muita cautela e perspicácia. Por isso segue sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios de alunos. Coloque sempre as intervenções feitas para ações apresentadas, isso ressalta trabalho. SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS Você pensa Você escreve O aluno não sabe O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado. Não tem limites Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois… É nervoso Ainda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente...

Professora dá aula durante seis meses e alunos não percebem que ela era um robô

A lunos de um curso online do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, passaram os últimos seis meses aprendendo com um robô – sem desconfiar. Os alunos se comunicavam bastante com Jil Watson, professora do curso online de Inteligência Artificial da Universidade Tecnológica da Geórgia. Por seis meses ela deu um curso de como programar robôs e sistemas inteligentes, e nenhum dos alunos percebeu que ela própria era um programa de inteligência artificial. Jill era assistente do curso e ajudava os alunos a elaborar trabalhos, segundo o Wall Street Journal. Só foi descoberta por um aluno muito esperto chamado Eric Wilson, que estranhou uma resposta quando pediu para corrigir um trabalho enviado. Cena do filme Ex Machina, de 2015, em que um programa de inteligência artificial adquire características humanas. Professor assistente – A tecnologia é um programa de computador especialista em compreender questões complexas, analisar dados e apresentar respostas e soluções. Esse ...

Posto de Gasolina que fraudar gasolina vai fechar

P ara proteger o cidadão e inibir cada vez mais as fraudes nos postos de combustíveis, o governo paulista possui uma lei específica para essa finalidade, sancionada no último mês de maio pelo governador Geraldo Alckmin. Estabelecimentos podem ter inscrição cassada e donos impedidos de operar no ramo; Saiba como agir em caso de suspeita de irregularidade. Graças a ela, os estabelecimentos flagrados cobrando um valor maior do que o referente à quantidade de combustível efetivamente injetada no tanque do veículo do consumidor têm a inscrição no cadastro de contribuinte ICMS cassada. Além disso, quem for pego nesta modalidade de fraude fica proibido de entrar com pedido de inscrição de nova empresa, neste mesmo ramo de atividade, pelo prazo de cinco anos. Como funciona? O marcador da bomba medidora adulterada exibe uma quantidade de combustível maior do que a efetivamente injetada no tanque do veículo, causando prejuízo ao consumidor. Em muitos casos, o equipamento é operad...