Pular para o conteúdo principal

Como consultar situação do CPF e regularizar caso esteja negativado

 

Mas como saber a situação do seu CPF? O Serasa oferece um recurso de verificação do CPF gratuitamente.

Pode ocorrer que, durante uma solicitação de crédito junto ao banco, o requerimento seja barrado. Na maioria das vezes, isso acontece por estarmos com “nome sujo”. Em outros termos, isso significa que seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) está inscrito em um banco de dados de restrição ao crédito.

No Brasil, o principal banco de dados de restrição ao crédito é operacionalizado pela Serasa Experian em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mas como saber a situação do seu CPF? O Serasa oferece um recurso de verificação do CPF gratuitamente.

Verificação pelo Serasa

Caso decida por verificar se há dívidas ou se seu nome está negativado pelo site do Serasa, siga os seguintes passos:

Acesse o site da Serasa;

Selecione a opção “Consultar CPF grátis”;

Digite seu login e senha (caso ainda não tenha um cadastro, basta fazer um na hora, é gratuito);

Clique na opção “Meu CPF” e faça sua consulta.

Outra opção oferecida pelo Serasa e SPC é a consulta a situação do CPF pelo nome do consumidor. Esse dado também pode ser acessado por empresas que fazem análise de crédito. Por isso que elas costumam negar solicitação de crédito ou emissão de um novo cartão de crédito.

Verifiquei meu CPF e meu nome está sujo, e agora?


Para regularizar a situação do CPF e limpar seu nome, é preciso quitar a dívida ou aguardar prescrição dela, o que pode levar até dez anos. Mas, em caso de inclusão indevida no cadastro, o consumidor tem direito a indenização por dano moral.

Depois de verificar no site do Serasa quais são as dívidas pendentes, uma opção é refazer a negociação da dívida para que o pagamento seja efetuado da forma mais confortável e benéfica para as duas partes (empresa e devedor).

Mas, se a pessoa não possui contrato algum com a empresa que enviou seu CPF para o cadastro de restrição ao crédito, há a possibilidade de que o consumidor tenha sido vítima de uma fraude. Isso significa que alguém pode ter usado seus dados para ter acesso a crédito no mercado.


Esse caso pode ser resolvido junto à empresa, por meio de solicitação direta. Outras opções disponíveis ao consumidor são: acionar o Procon, entrar em contato diretamente com a gestora do banco de dados, ou entrar com uma ação judicial para pedir a regularização de seu cadastro.

Caso o consumidor tenha de fato realizado um negócio com a empresa responsável pela restrição de seu nome ao crédito, mas a dívida já tenha sido paga, é necessário comprovar o pagamento do débito. Fazer isso requer entrar em contato com a empresa, comunicar o pagamento e solicitar a exclusão de seu nome.

> Clique AQUI para visitar nosso grupo do Telegram, e receba notícias sobre concursos e oportunidades todos os dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios de alunos

      Escrever não depende de dom, mas de empenho, dedicação, compromisso, seriedade, desejo e crença na possibilidade de ter algo a dizer que vale a pena sobre seu aluno. É importante criticar e sugerir possíveis soluções. Escrever é um procedimento e, como tal, depende de exercitação. E encontrar a melhor maneira de expressar o comportamento de alguém não é fácil, exige muita cautela e perspicácia. Por isso segue sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios de alunos. Coloque sempre as intervenções feitas para ações apresentadas, isso ressalta trabalho. SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS Você pensa Você escreve O aluno não sabe O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado. Não tem limites Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois… É nervoso Ainda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente...

Professora dá aula durante seis meses e alunos não percebem que ela era um robô

A lunos de um curso online do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, passaram os últimos seis meses aprendendo com um robô – sem desconfiar. Os alunos se comunicavam bastante com Jil Watson, professora do curso online de Inteligência Artificial da Universidade Tecnológica da Geórgia. Por seis meses ela deu um curso de como programar robôs e sistemas inteligentes, e nenhum dos alunos percebeu que ela própria era um programa de inteligência artificial. Jill era assistente do curso e ajudava os alunos a elaborar trabalhos, segundo o Wall Street Journal. Só foi descoberta por um aluno muito esperto chamado Eric Wilson, que estranhou uma resposta quando pediu para corrigir um trabalho enviado. Cena do filme Ex Machina, de 2015, em que um programa de inteligência artificial adquire características humanas. Professor assistente – A tecnologia é um programa de computador especialista em compreender questões complexas, analisar dados e apresentar respostas e soluções. Esse ...

Posto de Gasolina que fraudar gasolina vai fechar

P ara proteger o cidadão e inibir cada vez mais as fraudes nos postos de combustíveis, o governo paulista possui uma lei específica para essa finalidade, sancionada no último mês de maio pelo governador Geraldo Alckmin. Estabelecimentos podem ter inscrição cassada e donos impedidos de operar no ramo; Saiba como agir em caso de suspeita de irregularidade. Graças a ela, os estabelecimentos flagrados cobrando um valor maior do que o referente à quantidade de combustível efetivamente injetada no tanque do veículo do consumidor têm a inscrição no cadastro de contribuinte ICMS cassada. Além disso, quem for pego nesta modalidade de fraude fica proibido de entrar com pedido de inscrição de nova empresa, neste mesmo ramo de atividade, pelo prazo de cinco anos. Como funciona? O marcador da bomba medidora adulterada exibe uma quantidade de combustível maior do que a efetivamente injetada no tanque do veículo, causando prejuízo ao consumidor. Em muitos casos, o equipamento é operad...