Pular para o conteúdo principal

Emprestou a senha da Netflix? Quais medidas o streaming está tomando para te impedir de compartilhar contas?

 

Conforme a Netflix declarou à CNBC em março do ano passado, os anúncios fizeram parte de um dos muitos testes que realizam constantemente para a diminuição no compartilhamento de senhas e, caso funcionem, se tornarão parte do serviço. 

Desde que a Netflix se tornou popular, consolidando-se como a principal plataforma de streaming no mundo todo, a pirataria ganhou um novo inimigo — ao mesmo tempo em que o ato de compartilhar senhas com amigos e família se tornou costumeiro. Na época, não havia informações massivas sobre a legalidade desta atitude, mas nos tempos atuais, o serviço se posiciona ativamente contra a divisão de contas e vem tomando medidas para evitar que aconteça.

Em abril de 2021, Reed Hastings, CEO da empresa, falou sobre isso e, embora tenha anunciado que os assinantes não devem se preocupar, afirmou que era uma de suas chaves no curto prazo. "Continuaremos trabalhando em acessibilidade em todos os países que atendemos. Ao fazê-lo, queremos garantir que as pessoas que usam uma conta Netflix, que acessam, estejam autorizadas a fazê-lo", declarou o executivo.

As observações vieram alguns meses após alguns assinantes dos Estados Unidos ficarem chocados com o seguinte aviso ao fazer login: "Se você não mora com o proprietário desta conta, precisa de sua própria conta para continuar visualizando". Como público consumidor que paga planos para garantir acesso a várias telas, é certamente uma limitação incompreensível, e o motivo da restrição de compartilhamento de contas é a diminuição nos lucros do serviço.


Conforme a Netflix declarou à CNBC em março do ano passado, os anúncios fizeram parte de um dos muitos testes que realizam constantemente para a diminuição no compartilhamento de senhas e, caso funcionem, se tornarão parte do serviço. Se não, caem no esquecimento e novas estratégias serão adotadas. Até o momento, não houve mais desenvolvimentos nesse sentido.

A Netflix sabe que não pode implementar uma medida drástica de bloqueio, pois perderia um grande número de assinantes, principalmente agora que há muita concorrência no streaming e o preço do serviço leva alguns consumidores a dividir não somente a senha, mas também a mensalidade do produto — por isso, estão buscando medidas leves progressivamente, visando manter seus clientes.

QUAIS SÃO OS PRÓXIMOS PASSOS DA NETFLIX?

O que esses testes parecem indicar é que a Netflix lançará um sistema de verificação por meio de códigos aos quais, supostamente, apenas o verdadeiro dono da conta teria acesso. O serviço enviará o código por e-mail ou mensagem e o usuário deverá inseri-lo no perfil para continuar visualizando o conteúdo. Existe uma terceira opção que seria “verificar mais tarde”, pela qual o consumidor pode pular esta etapa e continuar curtindo o catálogo.

É um sistema semelhante aos usados ​​pelo Google para garantir a segurança de sua conta. Embora você possa continuar compartilhando a conta — uma ligação para o dono da conta que recebe o código é suficiente para que ele lhe informe. É claro que isso dificulta um pouco, principalmente se não houver tanta confiança.

MAS, AFINAL, É PERMITIDO COMPARTILHAR A CONTA?


Há um grande debate sobre se essa prática é legal ou não. Se prestarmos atenção ao que dizem os “Termos de Uso” da Netflix — a versão do dia 1 de janeiro de 2021 —, fica claro que as contas não podem ser compartilhadas.

"O serviço Netflix e todo o conteúdo visualizado através do serviço são para seu uso pessoal e não comercial e não podem ser compartilhados com indivíduos fora de sua casa. Durante sua assinatura da Netflix, concedemos a você um direito limitado, não exclusivo e não-transferível, para acessar o serviço e assistir ao conteúdo Netflix", diz o documento.

O único contexto em que o conteúdo da Netflix deve ser compartilhado é dentro da mesma casa. Assim, todos teriam a mesma conta, mas aproveitariam a opção de tela simultânea de forma legal e permitida pela empresa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios de alunos

      Escrever não depende de dom, mas de empenho, dedicação, compromisso, seriedade, desejo e crença na possibilidade de ter algo a dizer que vale a pena sobre seu aluno. É importante criticar e sugerir possíveis soluções. Escrever é um procedimento e, como tal, depende de exercitação. E encontrar a melhor maneira de expressar o comportamento de alguém não é fácil, exige muita cautela e perspicácia. Por isso segue sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios de alunos. Coloque sempre as intervenções feitas para ações apresentadas, isso ressalta trabalho. SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS Você pensa Você escreve O aluno não sabe O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado. Não tem limites Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois… É nervoso Ainda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente...

Professora dá aula durante seis meses e alunos não percebem que ela era um robô

A lunos de um curso online do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, passaram os últimos seis meses aprendendo com um robô – sem desconfiar. Os alunos se comunicavam bastante com Jil Watson, professora do curso online de Inteligência Artificial da Universidade Tecnológica da Geórgia. Por seis meses ela deu um curso de como programar robôs e sistemas inteligentes, e nenhum dos alunos percebeu que ela própria era um programa de inteligência artificial. Jill era assistente do curso e ajudava os alunos a elaborar trabalhos, segundo o Wall Street Journal. Só foi descoberta por um aluno muito esperto chamado Eric Wilson, que estranhou uma resposta quando pediu para corrigir um trabalho enviado. Cena do filme Ex Machina, de 2015, em que um programa de inteligência artificial adquire características humanas. Professor assistente – A tecnologia é um programa de computador especialista em compreender questões complexas, analisar dados e apresentar respostas e soluções. Esse ...

Posto de Gasolina que fraudar gasolina vai fechar

P ara proteger o cidadão e inibir cada vez mais as fraudes nos postos de combustíveis, o governo paulista possui uma lei específica para essa finalidade, sancionada no último mês de maio pelo governador Geraldo Alckmin. Estabelecimentos podem ter inscrição cassada e donos impedidos de operar no ramo; Saiba como agir em caso de suspeita de irregularidade. Graças a ela, os estabelecimentos flagrados cobrando um valor maior do que o referente à quantidade de combustível efetivamente injetada no tanque do veículo do consumidor têm a inscrição no cadastro de contribuinte ICMS cassada. Além disso, quem for pego nesta modalidade de fraude fica proibido de entrar com pedido de inscrição de nova empresa, neste mesmo ramo de atividade, pelo prazo de cinco anos. Como funciona? O marcador da bomba medidora adulterada exibe uma quantidade de combustível maior do que a efetivamente injetada no tanque do veículo, causando prejuízo ao consumidor. Em muitos casos, o equipamento é operad...