Português ruim pode custar o emprego e eliminar de processos seletivos

 

Com as empresas adotando ferramentas como testes ortográficos e redações para funcionar como filtros, o número de trabalhadores e estudantes que não passam sequer na primeira etapa é cada vez maior. Erros de português podem representar falta de domínio do idioma, falta de atenção e displicência. Essa falha queima todas as chances de contratação do candidato.



Dependendo do caso, tropeços no português, seja oralmente, seja por escrito, podem levar à eliminação de um processo seletivo. Para quem já está trabalhando, incorreções são igualmente perigosas: colocam em risco não só a sua reputação, mas também a da empresa em que você atua. Por isso, podem contar pontos (negativos) para uma demissão.


A facilidade da tecnologia contribui para o problema. Com o acesso à tecnologia e aplicativos de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística.


Outro motivo que acaba influenciando na vida profissional dos universitários é o costume de abreviar o português nas redes sociais. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. É comum casos de pessoas que usam muito esse tipo de “escrita encurtada” e acabam cometendo erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional. Muitos estudantes perdem boas oportunidades de estágio por conta do uso inadequado da língua portuguesa. 



Dependendo da posição que a pessoa ocupa, existe também o risco da demissão pelo mau português.; Por exemplo, ao fazer apresentações por escrito para clientes, um texto mal elaborado coloca a imagem da empresa em risco. Para quem trabalha com alguém que erra muito nesse assunto, é possível dar um toque. 


O profissional precisa correr atrás. 

os candidatos precisam ter certa dose de bom senso para reconhecer que têm problemas na área, pois os recrutadores não costumam dar esse toque aos concorrentes. Se perceber que pode ter problemas no português; você precisa correr atrás de praticar. Existem cursos até on-line.

Vale destacar que a conhecida “Era Digital” também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. Por outro lado, um dos principais dilemas modernos está na mentalidade de pessoas que não praticam o hábito da leitura. 


Enfim, lembre-se: quanto mais usar linguagens da internet no dia a dia, maior a chance de descuido em momentos importantes, como por exemplo, um teste para uma vaga no mercado de trabalho.


Postar um comentário

0 Comentários