Acordar cedo está ultrapassado? Aulas deveriam começar mais tarde, defende especialista

Segundo o neurocientista, os adolescentes precisam de cerca de 9 horas de sono. 



Tradicionalmente as aulas escolares começam por volta das 7h da manhã, um horário bem cedo que, segundo especialistas, pode ser prejudicial para a saúde dos adolescentes. Neurocientistas apontam que essa faixa etária geralmente atrasa o momento de dormir e consequentemente não tem as horas de sono ideais.

Nos Estados Unidos, em julho de 2022, o estado da Califórnia colocou em vigor uma lei que obriga que aulas para alunos do ensino médio comecem a partir das 8:30 horas. A lei é em favor de uma pesquisa que aponta que devido a puberdade o sono dos jovens é afetado e seu rendimento acadêmico cai.


Desempenho escolar

Segundo o neurocientista Fernando Louzada em resposta ao O GLOBO, os adolescentes precisam de cerca de 9 horas de sono. Dessa forma, os estudantes precisam dormir por volta 21 horas para que tenham um bom sono e possam se aprontar e chegar na aula a tempo.


No entanto, um fenômeno natural conhecido como atraso de fase de sono, aponta que os adolescentes têm tendências naturais a atrasar a hora de dormir, e logo a de acordar. Dessa forma, o início das aulas às 7 horas faz com que os estudantes durmam bem menos que o ideal.


Uma pesquisa realizada com adolescentes de diversos países, incluindo o Brasil, aponta que o fenômeno é universal. Mesmo que jovens que não são expostos a tecnologias luminosas que geralmente afetam o sono, como celulares, televisão e computador, tendem a ir dormir mais tarde.


Louzada aponta que mesmo que as aulas começam mais tarde e o sono dos adolescentes atrase ainda mais, ainda sim é vantajoso.


Mesmo que o adolescente atrase um pouquinho o horário de dormir, não supera o ganho do horário de acordar, o saldo é na maioria das vezes positivo. Mas claro que essa medida não pode ocorrer de forma isolada, precisa vir junto com medidas de educação sobre o sono, como para as pessoas evitarem estímulos à noite.


Fernando Louzada

Um estudo em que Louzada está envolvido foi realizado em uma escola do Paraná. Na pesquisa o horário de início das aulas foi atrasado em uma hora, começando às 8:30 durante uma semana, ao mesmo tempo que observavam o sono dos estudantes através de um acelerômetro. Uma análise feita antes, durante e depois da alteração mostrou que os jovens tiveram em média 38 minutos a mais de sono e não demonstraram sonolência durante a aula.


Benefícios do sono

Segundo Fernando Louzada dormir as horas de sono ideais é importante para a integridade do sistema imunológico, preservação da cognição e funcionamento cerebral e atuar no controle do metabolismo energético. A falta de sono pode facilitar o ganho de peso e aumentar a chance de desenvolver doenças metabólicas, cardiovasculares e neurodegenerativas. 


Quando não dormimos, ficamos com maior impulsividade, maior irritabilidade, menor resiliência para enfrentar as situações difíceis. E se pensarmos que a adolescência já é uma faixa etária muito exposta a transtornos psiquiátricos, essa preocupação com sono deve ser ainda maior, pois o cérebro ainda está em formação.


Além disso, dormir adequadamente ajuda na consolidação do aprendizado. Quando dormimos o cérebro continua trabalhando para que a memória seja consolidada. Isso influencia na memorização das experiências aprendidas e consequentemente no desempenho escolar.


Postar um comentário

0 Comentários