Pular para o conteúdo principal

Concurso Metrô SP (CPTM): 2.387 cargos vagos! saiba mais

 

Atenção, concurseiros! É possível que um concurso Metrô SP  (Companhia do Metropolitano de São Paulo) seja realizado em breve. Atualmente são mais de 2,3 mil vacâncias, o que aumenta a pressão. Veja previsões!


Não é novidade para ninguém que a
 Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô SP) pretende abrir um novo concurso público para preencher o seu quadro geral de funcionários.

O antigo presidente da autarquia, Silvani Pereira, havia confirmado através de suas redes sociais que os trabalhos para realização de um novo certame estavam sendo feitos, com expectativa de edital para 2023.

Concurso Metrô SP: nova seleção prevista para 2023!

Lembrando que, recentemente, Silvani pediu desligamento do cargo, dando espaço para Paulo Menezes Figueiredo, que era diretor-financeiro da companhia. Com a mudança, ainda não se sabe se o concurso seguirá dentro dos planos para esse ano.

Ainda não há data concreta, mas um novo concurso será publicado em breve para o Metrô de São Paulo. É importante destacar ainda que a companhia já se programa para contratar servidores efetivos.

Apesar disso, a realização do concurso permanece sendo primordial para possuir um estoque de funcionários, no sentido de melhorar o fluxo de trabalho e reposição do quadro. Atualmente, o Metrô conta com 2.791 cargos vagos, conforme aponta a Transparência do Governo.

Entretanto, os cargos e vagas ainda não foram anunciados. A banca organizadora ainda será anunciada! Portanto, somente após a assinatura do contrato com a banca poderá ser fechado o cronograma, incluindo data de edital e prazo de inscrições.

Vacâncias seguem aumentando no Metro SP

Um levantamento divulgado em abril de 2022 apontou que existiam 2.387 cargos vagos no órgão. Sendo assim, de 10.109 vagas existentes, apenas 7.722 atualmente estão preenchidas. Vale destacar que os dados levam em consideração até o dia 31 de dezembro de 2021. Desta forma, os números devem ser ainda maiores.

Assim, o cargo com maior vacância é o de Operador de Transporte Metroviário, que tem 878 cargos vagos. Em segundo aparece o Oficial de Manutenção Industrial, que tem 233 vacâncias e o analista de Desenvolvimento e Gestão em terceiro, com 299 vacâncias.


Portanto, veja abaixo ainda outros cargos que estão com vacâncias:


Assistente administrativo – 160 vagas em aberto

Agente de segurança metroviária – 140

Técnico de sistemas metroviários – 118

Assessor Técnico

I – 7

II – 2

III – 2

IV – 7

Ajudante de almoxarifado – 23

Analista de desenvolvimento de gestão júnior – 65

Controlador de operações centralizada – 6

Engenheiro – 75

Engenheiro

Especializado – 24

Júnior – 52

Especialista – 52

Oficial de logística de almoxarifado – 37

Oficial de manutenção de instalações – 40

Técnico de restabelecimento e corretivo – 68

“Quem utiliza o Metrô já constatou a enorme falta de funcionários no sistema. Esse problema afeta todas as áreas, inclusive a segurança e manutenção. A falta de trabalhadores põe em risco usuários e funcionários. A direção do Metrô precisa contratar trabalhadores, por meio de concurso público. Essa medida também aliviaria o grave problema de desemprego que afeta a Grande São Paulo”, publicou o Sindicato anteriormente.

A última seleção foi realizada em 2019, quando foram publicados dois editais, com vagas para níveis médio e superior, ambos organizados pela Fundação Carlos Chagas – FCC.

Inclusive, a validade deste edital foi prorrogada e, agora, se estenderá até 27 de outubro de 2024.

Cargos vagos

Com base no Portal da Transparência do Governo de SP, o “SPTV 1ª edição” do dia 24 de março divulgou o quantitativo total de cargos, aqueles ocupados e também vagos do Metrô de SP.

Conforme informações, atualmente, a companhia conta com 10.115 cargos totais na empresa. Deste número, 7.324 estão ocupadas, enquanto que 2.791 estão vagos.

A assessoria do Metrô informou que o quadro de funcionário hoje é suficiente para atender a atual demanda de passageiros. A diferença de 2.791 cargos seria um estoque para que possam ser contratados outros funcionários através de concurso, se necessário.

Concurso Metrô SP: carreira

Requisitos dos cargos

Agente de Segurança Metroviária I: Ensino Médio e altura mínima de 1,70m (homens) ou 1,65m (mulheres).

Analista Desenvolvimento Gestão Júnior: Curso de graduação de ensino superior (bacharelado) em áreas específicas, conforme definido no edital.

Enfermeiro do Trabalho: Curso de graduação de ensino superior (bacharelado) em Enfermagem + Certificado de conclusão de curso de especialização em Enfermagem do Trabalho, em nível de pós-graduação + Registro profissional e comprovante de regularidade no respectivo Conselho de classe + Comprovação de experiência profissional (mínimo 06 meses).

Médico do Trabalho: Curso de graduação de ensino superior (bacharelado) em Medicina + Certificado de conclusão de curso de especialização em Medicina do Trabalho, em nível de pós-graduação, ou certificado de residência médica em área de concentração em saúde do trabalhador ou denominação equivalente, reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação, ambos ministrados por instituição que mantenha curso de graduação em Medicina Registro profissional e da especialidade, bem como comprovante de regularidade no respectivo Conselho de Classe + Comprovação de experiência profissional (mínimo 06 meses).

Concurso Metrô SP: último edital

A Companhia do Metropolitano de São Paulo publicou, em 2019, dois editais de concurso público. O primeiro ofertou 4 vagas para Agente de Segurança Metroviária, cargo de nível médio.

Já o segundo contemplou 50 vagas para os cargos de Analista de Desenvolvimento de Gestão Júnior (várias especialidades), Enfermeiro do Trabalho e Médico do Trabalho, todos com exigência de nível superior.


Cargos e vagas

Nível médio

Agente de Segurança Metroviária I (Masculino) – 02 vagas;

Agente de Segurança Metroviária I (Feminino) – 02 vagas.

Nível superior

Analista Desenvolvimento Gestão Júnior – Administração de Empresas – 30 vagas;

Analista Desenvolvimento Gestão Júnior – Ciências Contábeis – 10 vagas;

Analista Desenvolvimento Gestão Júnior – Ciências da Computação – 05 vagas;

Analista Desenvolvimento Gestão Júnior – Design Gráfico – 01 vaga;

Analista Desenvolvimento Gestão Júnior – Psicologia – 02 vagas;

Enfermeiro do Trabalho – 01 vaga;

Médico do Trabalho – 01 vaga.

Etapas de prova – Nível Superior

O concurso foi composto por uma única etapa, de caráter eliminatório e classificatório, com 60 questões de múltipla escolha.

Analista Desenvolvimento Gestão Júnior

Conhecimentos Básicos – 30 questões, peso 1

Língua Portuguesa;

Matemática e Raciocínio Lógico-Matemático;

Inglês;

Conhecimentos Específicos – 30 questões, peso 2.

Enfermeiro do Trabalho e Médico do Trabalho

Conhecimentos Básicos – 30 questões, peso 1

Língua Portuguesa;

Matemática e Raciocínio Lógico-Matemático;

Conhecimentos Específicos – 30 questões, peso 2.

Foi considerado habilitado o candidato que obtivesse, no mínimo, 40% de acerto na prova de Conhecimentos Básicos e, no mínimo, 40% de acerto na prova de Conhecimentos Específicos.

Etapas de prova – Nível Médio

O concurso foi divido em duas etapas, sendo a primeira composta por uma prova objetiva e a segunda de um Teste de Aptidão Física.

Com 50 questões de múltipla escolha. Esta etapa foi avaliada na escala de 0 a 100 pontos, sendo considerado habilitado o candidato que acertar no mínimo 50% das questões.

Português – 15 questões;

Matemática e Raciocínio Lógico-Matemático – 25 questões; e

Atualidades – 10 questões.

Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-metro-sp-2 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios de alunos

      Escrever não depende de dom, mas de empenho, dedicação, compromisso, seriedade, desejo e crença na possibilidade de ter algo a dizer que vale a pena sobre seu aluno. É importante criticar e sugerir possíveis soluções. Escrever é um procedimento e, como tal, depende de exercitação. E encontrar a melhor maneira de expressar o comportamento de alguém não é fácil, exige muita cautela e perspicácia. Por isso segue sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios de alunos. Coloque sempre as intervenções feitas para ações apresentadas, isso ressalta trabalho. SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS Você pensa Você escreve O aluno não sabe O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado. Não tem limites Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois… É nervoso Ainda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente...

Professora dá aula durante seis meses e alunos não percebem que ela era um robô

A lunos de um curso online do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, passaram os últimos seis meses aprendendo com um robô – sem desconfiar. Os alunos se comunicavam bastante com Jil Watson, professora do curso online de Inteligência Artificial da Universidade Tecnológica da Geórgia. Por seis meses ela deu um curso de como programar robôs e sistemas inteligentes, e nenhum dos alunos percebeu que ela própria era um programa de inteligência artificial. Jill era assistente do curso e ajudava os alunos a elaborar trabalhos, segundo o Wall Street Journal. Só foi descoberta por um aluno muito esperto chamado Eric Wilson, que estranhou uma resposta quando pediu para corrigir um trabalho enviado. Cena do filme Ex Machina, de 2015, em que um programa de inteligência artificial adquire características humanas. Professor assistente – A tecnologia é um programa de computador especialista em compreender questões complexas, analisar dados e apresentar respostas e soluções. Esse ...

Posto de Gasolina que fraudar gasolina vai fechar

P ara proteger o cidadão e inibir cada vez mais as fraudes nos postos de combustíveis, o governo paulista possui uma lei específica para essa finalidade, sancionada no último mês de maio pelo governador Geraldo Alckmin. Estabelecimentos podem ter inscrição cassada e donos impedidos de operar no ramo; Saiba como agir em caso de suspeita de irregularidade. Graças a ela, os estabelecimentos flagrados cobrando um valor maior do que o referente à quantidade de combustível efetivamente injetada no tanque do veículo do consumidor têm a inscrição no cadastro de contribuinte ICMS cassada. Além disso, quem for pego nesta modalidade de fraude fica proibido de entrar com pedido de inscrição de nova empresa, neste mesmo ramo de atividade, pelo prazo de cinco anos. Como funciona? O marcador da bomba medidora adulterada exibe uma quantidade de combustível maior do que a efetivamente injetada no tanque do veículo, causando prejuízo ao consumidor. Em muitos casos, o equipamento é operad...