Concurso Metrô SP (CPTM): 2.387 cargos vagos! saiba mais

 

Atenção, concurseiros! É possível que um concurso Metrô SP  (Companhia do Metropolitano de São Paulo) seja realizado em breve. Atualmente são mais de 2,3 mil vacâncias, o que aumenta a pressão. Veja previsões!


Não é novidade para ninguém que a
 Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô SP) pretende abrir um novo concurso público para preencher o seu quadro geral de funcionários.

O antigo presidente da autarquia, Silvani Pereira, havia confirmado através de suas redes sociais que os trabalhos para realização de um novo certame estavam sendo feitos, com expectativa de edital para 2023.

Concurso Metrô SP: nova seleção prevista para 2023!

Lembrando que, recentemente, Silvani pediu desligamento do cargo, dando espaço para Paulo Menezes Figueiredo, que era diretor-financeiro da companhia. Com a mudança, ainda não se sabe se o concurso seguirá dentro dos planos para esse ano.

Ainda não há data concreta, mas um novo concurso será publicado em breve para o Metrô de São Paulo. É importante destacar ainda que a companhia já se programa para contratar servidores efetivos.

Apesar disso, a realização do concurso permanece sendo primordial para possuir um estoque de funcionários, no sentido de melhorar o fluxo de trabalho e reposição do quadro. Atualmente, o Metrô conta com 2.791 cargos vagos, conforme aponta a Transparência do Governo.

Entretanto, os cargos e vagas ainda não foram anunciados. A banca organizadora ainda será anunciada! Portanto, somente após a assinatura do contrato com a banca poderá ser fechado o cronograma, incluindo data de edital e prazo de inscrições.

Vacâncias seguem aumentando no Metro SP

Um levantamento divulgado em abril de 2022 apontou que existiam 2.387 cargos vagos no órgão. Sendo assim, de 10.109 vagas existentes, apenas 7.722 atualmente estão preenchidas. Vale destacar que os dados levam em consideração até o dia 31 de dezembro de 2021. Desta forma, os números devem ser ainda maiores.

Assim, o cargo com maior vacância é o de Operador de Transporte Metroviário, que tem 878 cargos vagos. Em segundo aparece o Oficial de Manutenção Industrial, que tem 233 vacâncias e o analista de Desenvolvimento e Gestão em terceiro, com 299 vacâncias.


Portanto, veja abaixo ainda outros cargos que estão com vacâncias:


Assistente administrativo – 160 vagas em aberto

Agente de segurança metroviária – 140

Técnico de sistemas metroviários – 118

Assessor Técnico

I – 7

II – 2

III – 2

IV – 7

Ajudante de almoxarifado – 23

Analista de desenvolvimento de gestão júnior – 65

Controlador de operações centralizada – 6

Engenheiro – 75

Engenheiro

Especializado – 24

Júnior – 52

Especialista – 52

Oficial de logística de almoxarifado – 37

Oficial de manutenção de instalações – 40

Técnico de restabelecimento e corretivo – 68

“Quem utiliza o Metrô já constatou a enorme falta de funcionários no sistema. Esse problema afeta todas as áreas, inclusive a segurança e manutenção. A falta de trabalhadores põe em risco usuários e funcionários. A direção do Metrô precisa contratar trabalhadores, por meio de concurso público. Essa medida também aliviaria o grave problema de desemprego que afeta a Grande São Paulo”, publicou o Sindicato anteriormente.

A última seleção foi realizada em 2019, quando foram publicados dois editais, com vagas para níveis médio e superior, ambos organizados pela Fundação Carlos Chagas – FCC.

Inclusive, a validade deste edital foi prorrogada e, agora, se estenderá até 27 de outubro de 2024.

Cargos vagos

Com base no Portal da Transparência do Governo de SP, o “SPTV 1ª edição” do dia 24 de março divulgou o quantitativo total de cargos, aqueles ocupados e também vagos do Metrô de SP.

Conforme informações, atualmente, a companhia conta com 10.115 cargos totais na empresa. Deste número, 7.324 estão ocupadas, enquanto que 2.791 estão vagos.

A assessoria do Metrô informou que o quadro de funcionário hoje é suficiente para atender a atual demanda de passageiros. A diferença de 2.791 cargos seria um estoque para que possam ser contratados outros funcionários através de concurso, se necessário.

Concurso Metrô SP: carreira

Requisitos dos cargos

Agente de Segurança Metroviária I: Ensino Médio e altura mínima de 1,70m (homens) ou 1,65m (mulheres).

Analista Desenvolvimento Gestão Júnior: Curso de graduação de ensino superior (bacharelado) em áreas específicas, conforme definido no edital.

Enfermeiro do Trabalho: Curso de graduação de ensino superior (bacharelado) em Enfermagem + Certificado de conclusão de curso de especialização em Enfermagem do Trabalho, em nível de pós-graduação + Registro profissional e comprovante de regularidade no respectivo Conselho de classe + Comprovação de experiência profissional (mínimo 06 meses).

Médico do Trabalho: Curso de graduação de ensino superior (bacharelado) em Medicina + Certificado de conclusão de curso de especialização em Medicina do Trabalho, em nível de pós-graduação, ou certificado de residência médica em área de concentração em saúde do trabalhador ou denominação equivalente, reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação, ambos ministrados por instituição que mantenha curso de graduação em Medicina Registro profissional e da especialidade, bem como comprovante de regularidade no respectivo Conselho de Classe + Comprovação de experiência profissional (mínimo 06 meses).

Concurso Metrô SP: último edital

A Companhia do Metropolitano de São Paulo publicou, em 2019, dois editais de concurso público. O primeiro ofertou 4 vagas para Agente de Segurança Metroviária, cargo de nível médio.

Já o segundo contemplou 50 vagas para os cargos de Analista de Desenvolvimento de Gestão Júnior (várias especialidades), Enfermeiro do Trabalho e Médico do Trabalho, todos com exigência de nível superior.


Cargos e vagas

Nível médio

Agente de Segurança Metroviária I (Masculino) – 02 vagas;

Agente de Segurança Metroviária I (Feminino) – 02 vagas.

Nível superior

Analista Desenvolvimento Gestão Júnior – Administração de Empresas – 30 vagas;

Analista Desenvolvimento Gestão Júnior – Ciências Contábeis – 10 vagas;

Analista Desenvolvimento Gestão Júnior – Ciências da Computação – 05 vagas;

Analista Desenvolvimento Gestão Júnior – Design Gráfico – 01 vaga;

Analista Desenvolvimento Gestão Júnior – Psicologia – 02 vagas;

Enfermeiro do Trabalho – 01 vaga;

Médico do Trabalho – 01 vaga.

Etapas de prova – Nível Superior

O concurso foi composto por uma única etapa, de caráter eliminatório e classificatório, com 60 questões de múltipla escolha.

Analista Desenvolvimento Gestão Júnior

Conhecimentos Básicos – 30 questões, peso 1

Língua Portuguesa;

Matemática e Raciocínio Lógico-Matemático;

Inglês;

Conhecimentos Específicos – 30 questões, peso 2.

Enfermeiro do Trabalho e Médico do Trabalho

Conhecimentos Básicos – 30 questões, peso 1

Língua Portuguesa;

Matemática e Raciocínio Lógico-Matemático;

Conhecimentos Específicos – 30 questões, peso 2.

Foi considerado habilitado o candidato que obtivesse, no mínimo, 40% de acerto na prova de Conhecimentos Básicos e, no mínimo, 40% de acerto na prova de Conhecimentos Específicos.

Etapas de prova – Nível Médio

O concurso foi divido em duas etapas, sendo a primeira composta por uma prova objetiva e a segunda de um Teste de Aptidão Física.

Com 50 questões de múltipla escolha. Esta etapa foi avaliada na escala de 0 a 100 pontos, sendo considerado habilitado o candidato que acertar no mínimo 50% das questões.

Português – 15 questões;

Matemática e Raciocínio Lógico-Matemático – 25 questões; e

Atualidades – 10 questões.

Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-metro-sp-2 


Postar um comentário

0 Comentários