Pular para o conteúdo principal

ChatGPT pode ser "aliado" na sala de aula, dizem professores

 

 “Eu posso pedir às crianças, por exemplo, para gerar um texto usando o bot e editá-lo até encontrar os erros ou melhorar seu estilo de escrita”, disse a professora de inglês Kelly Gibson ao site Wired.




Passado o primeiro susto com a chegada do ChatGPT, uma inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI que utiliza entradas de texto para simular respostas tão naturais quanto uma conversa em dois seres humanos, alguns professores passaram a enxergar a IA como aliada e não mais como inimiga.

Muitos educadores ficaram preocupados com especulações sobre uma nova forma de trapacear, já que o ChatGPT poderia ser usado para escrever redações ou burlar sistemas de educação, criando uma espécie de “oráculo do mal” que levaria os alunos a produzir conteúdos de maneira fácil e desonesta.

Outros, porém, viram na inteligência artificial uma oportunidade para redesenhar o próprio sistema de aprendizado, levando a tecnologia para dentro das salas de aula. “Eu posso pedir às crianças, por exemplo, para gerar um texto usando o bot e editá-lo até encontrar os erros ou melhorar seu estilo de escrita”, disse a professora de inglês Kelly Gibson ao site Wired.

IA como aliada

O ChatGPT não é tão inteligente quanto as pessoas, apesar de sua capacidade de produzir texto semelhante a um ser humano. Em vez de fazer conexões neurais ou algo do gênero, o bot é uma máquina estatística que aproveita um banco de dados imenso para gerar respostas que, geralmente, precisam de orientação e edições adicionais até atingir um resultado satisfatório.

Outros educadores que também rejeitam a ideia de um “apocalipse educacional” sugerem que o ChatGPT pode não estar quebrando a educação, mas chamando a atenção para como o sistema já está ultrapassado, com métodos obsoletos de aprendizado e avaliação dos alunos.

“Isso não quer dizer que o ChatGPT não seja prejudicial à educação. O bot surgiu em um momento em que muitos professores estão sofrendo de esgotamento após o aprendizado remoto durante a pandemia. No entanto, frear o avanço tecnológico, bloqueando completamente o ChatGPT das salas de aula, por mais tentador que seja, pode apresentar uma série de novos problemas”, acrescenta o professor Torrey Trust da Universidade de Massachusetts

As proibições já começaram

No começo as escolas públicas da cidade de Nova York proibiram o ChatGPT em dispositivos e redes escolares devido a “preocupações com impactos negativos na aprendizagem dos alunos” e com a segurança e a precisão do conteúdo gerado pela IA.

Para a professora de inglês Marilyn Ramirez, a medida tomada pelo Departamento de Educação foi precipitada e não impede que os estudantes tenham acesso a essa tecnologia em suas casas sem a devida orientação que seria proporcionada em uma sala de aula.

“Eu permito que meus alunos usem o Google Tradutor justamente para mostrar como e onde a ferramenta é falha e quando é apropriado usá-la. O ChatGPT segue o mesmo princípio, funcionando de forma benéfica com a orientação de um professor, mas de maneira limitada como uma IA em desenvolvimento”, completou Ramirez.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios de alunos

      Escrever não depende de dom, mas de empenho, dedicação, compromisso, seriedade, desejo e crença na possibilidade de ter algo a dizer que vale a pena sobre seu aluno. É importante criticar e sugerir possíveis soluções. Escrever é um procedimento e, como tal, depende de exercitação. E encontrar a melhor maneira de expressar o comportamento de alguém não é fácil, exige muita cautela e perspicácia. Por isso segue sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios de alunos. Coloque sempre as intervenções feitas para ações apresentadas, isso ressalta trabalho. SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS Você pensa Você escreve O aluno não sabe O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado. Não tem limites Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois… É nervoso Ainda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente...

Professora dá aula durante seis meses e alunos não percebem que ela era um robô

A lunos de um curso online do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, passaram os últimos seis meses aprendendo com um robô – sem desconfiar. Os alunos se comunicavam bastante com Jil Watson, professora do curso online de Inteligência Artificial da Universidade Tecnológica da Geórgia. Por seis meses ela deu um curso de como programar robôs e sistemas inteligentes, e nenhum dos alunos percebeu que ela própria era um programa de inteligência artificial. Jill era assistente do curso e ajudava os alunos a elaborar trabalhos, segundo o Wall Street Journal. Só foi descoberta por um aluno muito esperto chamado Eric Wilson, que estranhou uma resposta quando pediu para corrigir um trabalho enviado. Cena do filme Ex Machina, de 2015, em que um programa de inteligência artificial adquire características humanas. Professor assistente – A tecnologia é um programa de computador especialista em compreender questões complexas, analisar dados e apresentar respostas e soluções. Esse ...

Posto de Gasolina que fraudar gasolina vai fechar

P ara proteger o cidadão e inibir cada vez mais as fraudes nos postos de combustíveis, o governo paulista possui uma lei específica para essa finalidade, sancionada no último mês de maio pelo governador Geraldo Alckmin. Estabelecimentos podem ter inscrição cassada e donos impedidos de operar no ramo; Saiba como agir em caso de suspeita de irregularidade. Graças a ela, os estabelecimentos flagrados cobrando um valor maior do que o referente à quantidade de combustível efetivamente injetada no tanque do veículo do consumidor têm a inscrição no cadastro de contribuinte ICMS cassada. Além disso, quem for pego nesta modalidade de fraude fica proibido de entrar com pedido de inscrição de nova empresa, neste mesmo ramo de atividade, pelo prazo de cinco anos. Como funciona? O marcador da bomba medidora adulterada exibe uma quantidade de combustível maior do que a efetivamente injetada no tanque do veículo, causando prejuízo ao consumidor. Em muitos casos, o equipamento é operad...