Pular para o conteúdo principal

Mulher obrigada a rezar 'Pai-Nosso' antes da jornada de trabalho receberá R$ 10 mil em indenização

Na ação, a trabalhadora, que pediu demissão do grupo, informou que mesmo não tendo crença religiosa, era obrigada por uma diretora a rezar, assim como todos os demais colaboradores, independentemente de sua religião.


Uma mulher de Nova Lima será indenizada em R$ 10 mil após vencer uma ação contra seus antigos empregadores por, dentre outras denúncias, ser obrigada a rezar o “Pai-Nosso”, todos os dias, antes de trabalhar.

O valor deve ser pago de forma conjunta por duas empresas do mesmo grupo, também da capital mineira, que atuam no mercado atacadista de produtos odontológicos.

Elas foram condenadas em decisão dos desembargadores da 11ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG), que mantiveram, sem divergência, a sentença proferida pela 16ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte.

Na ação, a trabalhadora, que pediu demissão do grupo, informou que mesmo não tendo crença religiosa, era obrigada por uma diretora a rezar, assim como todos os demais colaboradores, independentemente de sua religião.

Ela disse ainda que se sentia constrangida com a situação, que já chegou atrasada algumas vezes apenas para evitar o momento da reza e que a mesma diretora sempre se dirigia a ela, nestas ocasiões, com xingamentos e ameaças de diminuir o valor de sua comissão.

A profissional também relatou uma situação de agressão física e diversas outras de assédio moral no ambiente de trabalho, por parte desta diretora, como perseguição pelo fato de estar em uma gravidez de risco e precisar se ausentar algumas vezes para consultas médicas.

Ela também denunciou a exposição de listas contendo atrasos e faltas dos empregados e intimidações com o objetivo de desencorajar ações trabalhistas contra as empresas.

Segundo os desembargadores, os assédios e até a obrigatoriedade de participação no momento de oração foram comprovados por áudios e depoimentos de testemunhas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios de alunos

      Escrever não depende de dom, mas de empenho, dedicação, compromisso, seriedade, desejo e crença na possibilidade de ter algo a dizer que vale a pena sobre seu aluno. É importante criticar e sugerir possíveis soluções. Escrever é um procedimento e, como tal, depende de exercitação. E encontrar a melhor maneira de expressar o comportamento de alguém não é fácil, exige muita cautela e perspicácia. Por isso segue sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios de alunos. Coloque sempre as intervenções feitas para ações apresentadas, isso ressalta trabalho. SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS Você pensa Você escreve O aluno não sabe O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado. Não tem limites Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois… É nervoso Ainda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente...

Professora dá aula durante seis meses e alunos não percebem que ela era um robô

A lunos de um curso online do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, passaram os últimos seis meses aprendendo com um robô – sem desconfiar. Os alunos se comunicavam bastante com Jil Watson, professora do curso online de Inteligência Artificial da Universidade Tecnológica da Geórgia. Por seis meses ela deu um curso de como programar robôs e sistemas inteligentes, e nenhum dos alunos percebeu que ela própria era um programa de inteligência artificial. Jill era assistente do curso e ajudava os alunos a elaborar trabalhos, segundo o Wall Street Journal. Só foi descoberta por um aluno muito esperto chamado Eric Wilson, que estranhou uma resposta quando pediu para corrigir um trabalho enviado. Cena do filme Ex Machina, de 2015, em que um programa de inteligência artificial adquire características humanas. Professor assistente – A tecnologia é um programa de computador especialista em compreender questões complexas, analisar dados e apresentar respostas e soluções. Esse ...

Posto de Gasolina que fraudar gasolina vai fechar

P ara proteger o cidadão e inibir cada vez mais as fraudes nos postos de combustíveis, o governo paulista possui uma lei específica para essa finalidade, sancionada no último mês de maio pelo governador Geraldo Alckmin. Estabelecimentos podem ter inscrição cassada e donos impedidos de operar no ramo; Saiba como agir em caso de suspeita de irregularidade. Graças a ela, os estabelecimentos flagrados cobrando um valor maior do que o referente à quantidade de combustível efetivamente injetada no tanque do veículo do consumidor têm a inscrição no cadastro de contribuinte ICMS cassada. Além disso, quem for pego nesta modalidade de fraude fica proibido de entrar com pedido de inscrição de nova empresa, neste mesmo ramo de atividade, pelo prazo de cinco anos. Como funciona? O marcador da bomba medidora adulterada exibe uma quantidade de combustível maior do que a efetivamente injetada no tanque do veículo, causando prejuízo ao consumidor. Em muitos casos, o equipamento é operad...